ìndice

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010


Resiliencia é na mecânica capacidade de resistência ao choque de um material, definida e medida pela energia absorvida pela ruptura de uma amostra de secção unitária desse material;energia necessária por unidade de volume para deformar um corpo elástico até ao seu limite de elasticidade.”
 
A psicologia emprestou este termo da mecânica para caracterizar uma pessoa com um grande e adequado repertóio de comportamentos para superar as adversidades, resolvendo seus problemas com flexibilidade.
Quando a situação é importante persistem em atingir suas metas, ao contrário de quando a situação não pode ser alterada, e a persistência será  em vão, a solução independe da pessoa, nesta situação a pessoa busca equilíbrio com estes aspectos de sua vida, os aspectos não controláveis podem ser equilibrados.
 
Os comportamento que compõe o repertório de um “ser”  resiliente facilitam mudanças de visão e planejamento de atuação, classificando os acontecimentos como inevitáveis, desafiadores ou manejáveis, contudo temos sempre que lembrar da história da folha...
 
...Quando criança, por causa de meu caráter impulsivo, tinha raiva a menor provocação. Na maioria das vezes, depois de um desses incidentes me sentia envergonhado e me esforçava por consolar a quem tinha magoado.

Um dia, meu professor me viu pedindo desculpas depois de uma explosão de raiva, me entregou uma folha de papel lisa e me disse:
 - Amasse-a!
 Com medo, obedeci e fiz com ela uma bolinha.
 - Agora - voltou a dizer-me - deixe-a como estava antes.

 É óbvio que não pude deixá-la como antes.
Por mais que tentei, o papel ficou cheio de pregas.
Então, disse-me o professor:

 - A vida das pessoas  é como esse papel...
A impressão que neles deixamos será tão difícil de apagar como esses amassados.
Assim aprendi a ser mais compreensivo e mais paciente. 

Quando sinto vontade de estourar, lembro deste papel amassado.
A impressão que deixamos nas pessoas é impossível de apagar.
Quando magoamos com nossas ações ou com nossas palavras, logo queremos consertar o erro, mas é tarde demais.

Por mais resiliente que sejamos, ou que a  outra pessoa seja, nossas vidas sempre estão marcadas pelos fatos, sejam bons ou ruins. Releve os ruins e dê relevancia aos bons.


Nenhum comentário: