Princípio dos 3Rs

O Princípio dos 3Rs é um caminho para a diminuir o volume de lixo que deixamos no planeta, e ele se aplica perfeitamente ao caso das sacolas plásticas.
REDUZIR significa consumir menos produtos e preferir aqueles que ofereçam menor potencial de geração de resíduos e tenham maior durabilidade. No caso das sacolinhas, é pegar só a quantidade necessária
REUTILIZAR é usar novamente ou para outra finalidade. No caso das sacolas e sacos plásticos, é reutilizar para novas compras ou como saco de lixo
RECICLAR envolve a transformação dos materiais para a produção de matéria-prima para outros produtos por meio de processos industriais ou artesanais. É fabricar um produto a partir de um material usado. Podemos produzir papel reciclando papéis usados. Papelão, latas, vidros e plásticos também podem ser reciclados. As sacolas plásticas também são recicláveis: aquelas que rasgaram e não podem ser reutilizadas devem ser destinadas para a reciclagem.
Talvez você não veja as sacolinhas como lixo, como resíduo, por que usa as suas como saco de lixo – essa é uma forma de reutilização. Mas nem todas as sacolas plásticas são reutilizadas, algumas são rasgadas ou simplesmente não são necessárias, e são jogadas no lixo ou na natureza, aumentando a quantidade de lixo e sujeira no planeta.
No caso de sacos e sacolas plásticas, nós sugerimos que Princípio dos 3Rs seja precedido de um outro R: o RECUSAR. Recuse sacos e sacolas plásticas sempre que possível. Ajude a diminuir a demanda por recursos não-renováveis (as sacolas plásticas são feitas a partir do petróleo ou do gás natural), a emissão de gases de efeito estufa liberados em sua fabricação e a poluição nas cidades, matas e oceanos causada pelas sacolinhas plásticas.