ìndice

segunda-feira, 23 de junho de 2014

BALÃO INTRAGÁSTRICO

Alguns pacientes desenvolvem resistência ao tratamento clínico e se direcionam para outras abordagens, como a cirurgia bariátrica. Com o mesmo propósito, o BIB (Bioenterics Intragastric Balloon) foi desenvolvido como uma estratégia temporária. 

Seu objetivo primário é o tratamento de pacientes com 40% acima do peso ideal e que tenham apresentado resultados insatisfatórios com tratamentos clínicos prévios, mesmo havendo um controle rígido por uma equipe multidisciplinar.

É um procedimento que necessita de uma leve sedação e sua inserção é feita por meio de endoscopia. Logo após a introdução, o balão é inflado com cerca de 500 a 700 ml de soro fisiológico, corado com tintura de azul de metileno, com a finalidade de reduzir a capacidade do estômago e a ingestão de alimentos. 

Trata-se de um procedimento simples, realizado ambulatorialmente, sem a necessidade de internação. O tempo de permanência máxima do BIB é de 6 meses (tempo de garantia do fabricante). A retirada do balão também é realizada através de endoscopia, em nível ambulatorial e com leve sedação.

Os pacientes que usam o balão estão  capacitados a receber alimentação normal, que se instala por meio de dietas programadas, sendo, inicialmente introduzida dieta líquida e, gradualmente, o paciente passa para a ingestão de sólidos, caracterizando uma dieta normal.

Devido às características pessoais de cada paciente, o balão foi projetado para ter o seu volume ajustado de forma individual dentro do estômago, permitindo uma otimização da perda de peso. O balão intragástrico determina uma sensação de saciedade precoce, diminuindo a capacidade do reservatório gástrico e, com isso, o consumo de alimentos. Tal aspecto facilita a adaptação dos pacientes a uma dieta hipocalórica e à mudança na rotina de vida, que inclui exercícios físicos, o que leva à redução do peso corporal.

Info Bem Estar Balão Intragástrico (Foto: Arte/G1)