ìndice

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

TRILHA PLENA DOS SENTIDOS

Informamos  que o Instituto Nacional de Renovação Integrado-INRI está  abrindo a  agenda para  VIVENCIAS  GRATUITAS no Viveiro Ramá 

Sabemos que neste momento ainda não há turmas formadas para o próximo ano, mas gostaríamos de adiantar e fechar a estimativa de público para 2011.

TRILHA PLENA DOS SENTIDOS: UMA VIVÊNCIA COM A NATUREZA

Trilha Plena dos sentidos é um projeto financiado pelo FEMA (fundo Especial do Meio Ambiente),  consiste em fazer com que os “trilheiros” vivenciem  determinadas sensações  através dos sentidos. Trata-se de um experimento educacional transdisciplinar no qual as pessoas exercitam a percepção em  diferentes situações de olhos vendados exercendo intensamente os outros sentidos.
Na "Trilha Plena dos Sentidos", é possivel tatear, respirar, degustar as essências da Terra, do Ar, da Água. No cenário proposto para destacamos  elementos naturais e   ambientais antropicas, que s  simbolizam  fases da humanidade, resgatando a nosa história.
A "Trilha Plena dos Sentidos” proporciona  uma vivência individual, quando primeiramente, faz-se o trajeto e, em seguida, promove-se o diálogo para acerca das vivências, com um grupo de “trilheiros”. Na etapa final efetivará o registro da experiência,  através da expressão pictórica (desenhos), poesias, músicas, ou ainda através da escrita.
Todas as atividades são monitoradas por uma equipe de monitores ambientais, buscando oportunizar o contato e comunhão com a natureza,  um momento de  sensibilizar o trilheiro  sobre o verdadeiro lugar que ocupamos neste meio ambiente.


Local.: Rua Dourados, 7 – Vila guilhermina  - próximo ao Metro
Período de atividades: 14 de Março  a 11 de  Maio de 2011
Duração: duas horas e trinta minutos.
População atendida: 30 “trilheiro “ por período – crianças a partir de 6 (anos.
Período:  Manhã: 8:30h às 11:00h
                  Tarde:  13:30h às 16:00h
(obs.: o período poderá ser alterado de acordo com a necessidade da instituição visitante)

projetos.inri@gmail.com  – Telefone: (011) 2743.8152

Elizabeth Barbosa - coordenadora de Educação ambiental