ìndice

domingo, 18 de dezembro de 2011

NATAL SUSTENTÁVEL


Natal

Neste período, motivadas pelas promoções de final de ano, pelo espírito natalino e por facilitadores, como o décimo terceiro salário, as pessoas sentem-se impulsionadas a consumir.
Consome-se hoje 25% a mais do que a Terra consegue renovar. Confira14 dicas para que as festas de fim de ano sejam especiais e, acima de tudo, conscientes.

1 - Planeje suas compras
O ponto de partida é o cuidado com as compras, justificadas pelas emoções que afloram no Natal. Comprar por impulso pode causar problemas que vão desde o desperdício até o endividamento. Por isso, planeje suas compras, avalie os impactos do seu consumo e pense se realmente o produto ou serviço é necessário.

2 – Inove
Dar e receber presentes é tradição no Natal. Porém, o presente está muito mais relacionado ao sentimento do que ao preço ou à tecnologia. Então, inove. Dê presentes artesanais feitos por comunidades tradicionais ou presentes produzidos a partir de produtos reciclados feitos por cooperativas ou entidades do terceiro setor. Para as crianças, caso opte por brinquedos, prefira os educativos.

3 – Confeccione um presente
Se tiver tempo, use a criatividade e faça você mesmo o presente que for dar aos seus amigos ou familiares. Assim, além do objeto material, seu presente será carregado de afeto.

4 – Diga não aos produtos piratas
Evite a tentação do preço baixo. Não compre produtos piratas ou contrabandeados. E não esqueça de pedir nota fiscal.

5 – Opte por empresas que se preocupam com o ambiente e o desenvolvimento social
Informe-se e escolha produtos de empresas social e ambientalmente responsáveis. Caso tenha dúvidas, consulte o Guia de Empresas e Produtos do Instituto Akatu (www.centroakatu.org.br).

6 – Organize-se e faça reservas para as contas do início do ano, como o IPVA e o IPTU
Cuidado com as finanças. O fim de ano é um dos períodos em que o consumidor mais entra no vermelho, por gastar além do que pode. Faça as contas e não gaste além do necessário e de suas possibilidades. Procure comprar à vista e pedir descontos. No caso de compras a prazo, verifique a taxa de juros e pense bem se a despesa está adequada ao seu orçamento de 2011. Faça uma reserva para os pagamentos de início de ano, como IPVA, IPTU e despesas com educação.

7 – Atenção para as embalagens
Outro importante ponto que deve ser levado em consideração pelos consumidores conscientes são as embalagens. A maior parte do lixo produzido no Brasil é embalagem que descartada gera gastos públicos em limpeza, além de impactos ambientais. Opte por embalagens duradouras ou mais simples e que possam ser reutilizadas. O que não puder ser reaproveitado, separe e encaminhe para reciclagem.

8 – Dê preferência às árvores de Natal naturais
Cuide da natureza e evite a geração de lixo. Reaproveite a árvore de Natal dos anos anteriores, caso tenha usado uma artificial. Porém, caso você realmente precise de uma árvore nova, opte por uma natural e plantada. Após as festas, replante-a em um espaço maior para que ela possa crescer. Procure informar-se se a árvore escolhida é nativa do Brasil e apropriada para sua região.

9 – Reaproveite os enfeites
Procure reaproveitar os enfeites usados em anos anteriores. Caso compre novos, prefira os artesanais ou feitos a partir de materiais recicláveis. Após as festas, guarde os adereços com cuidado e reutilize-os no próximo Natal.

10 – Não desperdice energia
Para os que usam luzes como enfeite de Natal, a dica é apagar todas antes de dormir, evitando o desperdício de energia elétrica.

11 – Pratique a solidariedade
O que não tem serventia para você pode ser muito útil para outros. Doe o que não lhe serve mais e alegre o Natal de outras pessoas.

12 – Na hora da ceia
Não exagere! Compre a quantidade de alimentos que realmente será consumida, evitando desperdícios. Evite comer e beber em excesso para aproveitar o Natal sem desconfortos e possíveis problemas, além de manter a forma física e a família unida.

13 – Cultive bons sentimentos
Lembre-se: há coisas que, por um milagre, quanto mais consumimos, mais se multiplicam. Por isso, neste Natal consuma exageradamente amor, beleza, alegria, amizade, carinho, delicadeza, sensibilidade, compaixão, respeito e justiça.

14 – Conscientize as pessoas que convivem com você
Aproveite a festa natalina para disseminar o consumo consciente aos seus amigos, colegas de trabalho e familiares. Esse é o melhor presente que você pode dar à humanidade.

Conteúdo Editorial: Instituto Akatu