ìndice

sábado, 1 de junho de 2013

HIPOTIREOIDISMO



 



Essas últimas semanas tenho passado por dias difíceis o descontrole da tireoide continua grande, talvez por outros motivos hormonais  estou muito descompensada, coitado de quem está convivendo comigo, a vantagem é que tenho uma chave liga desliga para as horas do trabalho, quando abro a porta do consultório meu cérebro toma outro rumo e prumo.
A labilidade de humor é um sintoma que me incomoda muito, estou bem e no momento seguinte a tristeza aparece, o difícil é explicar às pessoas  que essa tristeza, ou esse comportamento, que as pessoas catalogam como tristeza não tem relação com qualquer situação que tenha, esteja ou que venha acontecer, é um processo químico no meu corpo. 
O Médico aumentou a dosagem do remédio e disse que não preciso de antidepressivo, não é ele quem sente  o que eu sinto e nem convive comigo rs...Darei um jeito nessa situação. Labilidade de humor, sem vontade de fazer nada, na realidade tenho sim vontade de deitar e  dormir até essa situação passar, como não posso fui ao santo google buscar algumas coisas: chás, etc,  que pudessem fazer bem para o equilíbrio da minha produção hormonal.

Descobri que faço 99% de coisas erradas e que para acertar vai ser difícil, meu cafezinho com pão de todos os dias...ai..ai...ai espero que seja útil  mais alguém que esteja na mesma situação que eu, tipo esquecendo as vezes até para onde está indo quando está dirigindo.

 Sobre a Nutrição

As desordens na tireoide atingem milhões de pessoas em todo o mundo. O tratamento, na maioria das vezes é baseado na reposição hormonal. No entanto, a alimentação tem papel fundamental na melhora e prevenção do problema.

A tireoide é uma glândula em forma de borboleta situada na parte da frente do pescoço. É ela a responsável pela liberação de hormônios que garantem o funcionamento de todo o organismo. Quando os níveis hormonais tornam-se muito baixos hipotireoidismo ou muito altos hipertireoidismo, vários sintomas podem ser desencadeados.

Os principais sintomas dos desequilíbrios da tireoide são: perda ou ganho de peso; inchaço no pescoço; alterações no ritmo cardíaco; alterações no humor; falta de energia ou agitação; queda de cabelo; sensação de muito frio ou muito calor; pele seca e unhas quebradiças; prisão de ventre ou diarreia; alteração no ciclo menstrual.

Entre as principais causas dos problemas na tireoide está uma dieta desequilibrada, com deficiência de micronutrientes fundamentais para o funcionamento da glândula como iodo, selênio, zinco e ferro.

O tratamento, na maioria dos casos é baseado em medicamentos para reposição hormonal. No entanto, além do tratamento médico, uma alimentação adequada pode potencializar os efeitos do tratamento, bem como, ajudar na prevenção dos distúrbios.

Alguns alimentos podem auxiliar no tratamento de doenças da tireoide:

- Algas marinhas: excelentes fontes de iodo e com quantidades consideráveis de selênio – nutrientes fundamentais para a produção de hormônios pela tireoide. As algas kombu, wakame, hijiki podem ser adicionadas ao arroz, sopas e saladas e, ainda, podem ser consumidas na forma de cápsulas Chlorella, Spirulina, Lithotamnium, Kelp, Agar Agar.

- Óleo de peixe: assim como as algas marinhas, o óleo de peixe também é rico em iodo. Sem iodo, o corpo não é capaz de produzir os hormônios tireoidianos.

Atenção: o consumo excessivo de alimentos fontes de iodo pode prejudicar a saúde da glândula tireoide. Portanto, a palavra-chave é moderação!

- Castanha do Brasil (castanha do Pará): rica em selênio, mineral com potente ação antioxidante e desintoxicante, além de participar como matéria prima na formação do hormônio T4 e da conversão deste em sua forma ativa T3.

O selênio atenua processos inflamatórios em pacientes com tireoide autoimune.

!A castanha é uma ótima opção para lanches ou, se desejar, pode ser triturada e adicionada a sucos e saladas!

- Semente de abóbora, nozes, cereais integrais: excelente fonte de zinco, mineral que também participa da conversão do hormônio T4 para T3. Sua deficiência pode reduzir os níveis de T3 e T4.

- Abacate: rico em magnésio e tirosina, que melhoram cansaço, depressão e equilibra os hormônios da tireoide.

Alguns alimentos devem ser evitados por pessoas que tenham doenças na tireoide. Veja quais são:

  • Água clorada - a nossa água é tratada com o cloro. O cloro compete com o iodo e acabamos consumindo excesso de cloro e falta de iodo, prejudicando o bom funcionamento da glândula. Não tome água clorada.
  • Sucralose - o sucralose é um adoçante que tem cloro na composição e também capta iodo.
  • Suco verde - o suco verde é maravilhoso (aquele que você faz com couve e toma para desintoxicar), no entanto, para quem tem problemas na tireóide, o suco verde pode atrapalhar. Não se deve tomá-lo todos os dias, pois vegetais crucíferos (couve, couve-de-bruxelas, brócolis, repolho) atrapalham o bom funcionamento da tireóide. Evite o excesso. Não precisa cortar da alimentação, o que não pode acontecer é o consumo diário. Isso acontece com vegetais crucíferos em sua forma crua. Na sua forma cozida, o glicosinolato perde a sua toxicidade para a tireóide, por assim dizer.
  • Soja - não fermentados: alimentos à base de soja não fermentada podem contribuir para doença autoimune da tireoide, pois a isoflafona presente na soja pode afetar a função da glândula. Ao consumir soja, no caso de pacientes portadores de doenças tireoidianas, deve-se consumir pequenas quantidades do alimento e optar pela soja fermentada, como o missô e o tempeh.
  • Glúten - pesquisas têm demonstrado que o glúten também atrapalha esse bom funcionamento da glândula. O glúten é uma proteína presente no trigo, aveia, cevada, malte e centeio.
  • Toxinas - as toxinas deixam a tireóide mais lenta. É necessário fazer exame laboratorial para ver como está o nível de mercúrio no sangue
  • Estresse - excesso de cortisol pode atrapalhar também. Avalie seu nível de estresse pois é perigoso tratar a tireóide sem tratar o estresse. Existem alimentos que combatem esse cortisol elevado e para isso procure um nutricionista, pois é um tratamento sério.
  • Café/chá verde: devido ao teor de cafeína – potente estimulante. Pode prejudicar pacientes com hipertireoidismo. Além disso, seu consumo pode interferir na absorção de iodo e outros micronutrientes, inibindo a formação dos hormônios tireoidianos. 
OBS: os benefícios dos vegetais crucíferos são enormes, então não deixe de consumi-los ok? Faça esse favor a você mesmo e não seja neurótico. O excesso é que deve-se evitar, como tudo na vida!


Dica da nutricionista: opte pelos alimentos orgânicos, pois são livres de metais pesados que aumentam o risco de desenvolvimento de problemas na tireoide. 

(texto apoiado em alguns artigos retirados na internet)

quinta-feira, 30 de maio de 2013

PSICÓLOGO NO ACOMPANHAMENTO AO PACIENTE BARIÁTRICO





As  mudança no corpo traz, uma revolução no cotidiano da pessoa. É o que acontece com quase todos que diminuem muito o seu peso, depois, e até mesmo durante a redução, a pessoa começa o  planejamento o seu recomeço, a criar expectativas, a planejar como vai ser sua vida, como vai ficar o seu corpo, o que poderá fazer, ter uma  a vida com mais saúde e qualidade.


Ser magro nem sempre é sinônimo de felicidade, contudo traz alguns confortos   amarrar o tênis sozinho, dar aquela cruzada de pernas.....  jogar futebol, dar uma corridinha, um pouquinho mais de sexo, etc.  Um corpo mais elástico, mais curvilíneo  aumenta a segurança, a auto estima, pode tornar a pessoa  mais alegre e extrovertida.


Contudo, podemos ter pessoas que não se adaptam a sua nova rotina, ao seu novo corpo, não conseguem se visualizar magras, acreditavam que a perda de peso  seria uma mudança total na sua vida e descobriram que não foi isso que aconteceu, além do corpó inúmeras contingências fazem parte do nosso cotidiano. Como eu disse ser magro não é sinônimo de felicidade.


A rotina, após a cirurgia, não é fácil. Na primeira etapa, com duração de três semanas, o paciente só consome líquido. Na quarta semana, semi líquidos. A partir do segundo mês, estão liberados cozidos e alimentação pastosa. Tudo sempre em pequenas quantidades. A ir do terceiro mês, já é possível ingerir saladas. Somente após o sexto mês que a alimentação começa a voltar ao normal, com um aumento de quantidade. 

A psicologia funciona como o grilinho falante, ou braço direito dos pacientes. As pessoas precisam aprender a comer corretamente com a nutricionista, mas também devem romper com modos de pensar e descobrir  o papel que a alimentação faz na sua vida, esse pode ser um processo lento , mas primordial na manutenção. Saber a distinção entre “fome” e “vontade de comer” não é tão fácil quanto parece.