ìndice

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

MANIFESTAÇÕES NA USP

Eu continuo indignada!!!!
Não somente com a postura dos alunos da USP ou com a postura dos policiais, mas com a postura da sociedade civil que poderia aproveitar essa brecha para discutir  sobre a liberação ou não das DROGAS, e o elitismo. 
Saber se uma droga faz menos mal ou mais mal é uma questão da medicina, da psiquiatria da neurologia e do próprio indivíduo. Sabemos que a maconha entre as drogas tem a classificação de mais leve, isso é para a maior parte das pessoas, já vi pessoas que entraram em surto psicótico e esquizofrênico pelo uso dessa substância.
Outra questão, a LUTA dos alunos é para que os policiais sejam proibidos de atuar no  campus universitário,  ou então que esteja lá só para “vigiar e punir” quem não estuda na universidade, os “diferenciados” , nesse momento  voltamos a uma pergunta: Qual o papel do policial em uma ronda?  “ está tipificada no Art.144, §5º da Constituição Federal: § 5º - às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública” dentro dessa função policial temos a Lei 11.343/06: procedimento policial nos crimes de posse de droga para uso próprio;
(http://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=1682)  que diz a respeito da apreensão do usuário e das medidas a serem adotadas, em nenhum momento da lei existe alguma restrição a respeito do usuário ser universitário ou não.
Dessa forma a policia estava seguindo as suas funções, qual a função do estudante? Estudar ser um cidadão crítico, será futuramente um formador de opinião,  lutar pelo direito de todos pelos DIREITOS HUMANOS. Será que é essa atitude é compatível com o que se espera dessa classe da sociedade?
Não estou defendendo um lado nem outro, apenas tenho a minha convicção que se a maconha for liberada que fume na sua casa... com os seus pais e não em lugares públicos outras pessoas não são obrigadas a compartilhar do cheiro ou dos efeitos. 
E os policiais estão para defender à tod@s assim como para aplicar a lei à tod@s que descumprirem as regras ditadas pela legislação, por  mais que achamos erradas e arbitrárias essas leis cabe a nós lutarmos para que haja mudanças e não simplesmente burlar, seja esses adolescentes ou não. Na  psicologia sabemos muito bem  que o  “adolescente precisa de limites”...
Quais são os limites????

domingo, 6 de novembro de 2011

PALESTRA SOBRE RECURSOS HÍDRICOS





Ontem dia 05/11/2011 o projeto Eco cidadão proporcionou  à população de Bertioga uma palestra sobre Recursos Hídricos, realizada na casa da Cultura de Bertioga.
Como palestrantes tivemos Elizabeth Barbosa ( coordenadora pedagógica e técnica ambiental do projeto)   que discorreu sobre os tema de Gestão Integrada de Recursos Hídricos, Plano Nacional de Bacias Hidrográficas, Bacia hidrográfica e Região hidrográfica, Plano Estadual de Recurso Hídricos, Comitê de Bacias e  a importância da participação da sociedade civil.
Maria Carvalho (Educadora Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente) discorreu sobre a bacia hidrográfica da região de Bertioga, Ciclo Hidrológico, Necessidade da água para a vida, Noções sobre a Otorga da água na região.

Os alunos do projeto compareceram,  tivemos também  a presença de alguns convidados, todos tiveram a possibilidade de se manifestar  com perguntas, ideias, informações adicionais e mesmo brincadeiras, foi uma manhã muito produtiva e descontraida, como tem sido todos os encontros com esse grupo.
Veja algumas fotos

O LOCAL


BASTIDORES

Abaixo a preparação...educadoras em ação
Eliana, Carmem, Débora, Luciana, Rapaz do TCC


Edilaine (coordenadora)  e Raquel (técnica Ambiental) resolvendo assuntos administrativos

Cinthia fazendo o delicioso café! E a Lili (educadora) no cantinho da porta


Raquel na recepção 


Quantidade de água em relação a quantidade de população das regiões


Participantes...atentos

  Hidrografia: além das nossas fronteiras

Participação da sociedade civil
 Maria Carvalho a Importância da água

  Maria Carvalho a Importância da preservação e recuperação dos corpos D'agua

Participantes ...agradeço a tod@s

****************************************************************

Foto tirada pelo rapaz que está fazendo o TCC sobre os trabalhos da AVEPEMA


Rapaz que está fazendo o TCC sobre a AVEPEMA


PARQUE DOS DINOSSAUROS

Esse cliente tem cinco anos, encontrou dentro do porta lápis um dinossauro e queria construir um habitat para ele, vasculhou o consultório e encontrou uma cestinha com vários tipos de conchas, e com esse material criou um ambiente onde o dinossauro viveu durante toda a sessão.
Veja as fotos, clicladas por ele, ele focalizou e junto verbalizou o que achou mais importante nessa produção.




Ele queria ver sua mão  pintando, eu cliquei
.

O FOGUETE

Esse cliente tem cinco anos, e queria construir um foquete...na realidade queria um foguete de controle remoto, mas conforme fomos conversando ele achou que seria bem legal construir o SEU foguete, na sessão seguinte levamos os materiais para a confecção, veja o resultado. As fotos foram clicadas por ele.


CLICADAS DE UMA CRIANÇA NO CONSULTÓRIO

Abaixo algumas fotos que foram "clicadas" pelos crianças que estão em processo terapêutico.




Estamos acompanhando o crescimento da unha...ela está parando de roer a unha, fica feliz quando percebe que cresceu um pouquinho.





Essas fotos ela clicou da sua produção no jardim japonês e nos vasos  de flores secas...ela amou a experiência de criar e depois poder fotografar para mostrar para a mãe.