ìndice

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

COMO FAZER UM PLANO DE CARREIRA

Esta estratégia de planejamento funciona como uma bússola, ou um mapa, para saber se os seus objetivos estão perto ou longe de serem alcançados. Além de orientar quanto ao destino profissional. É bom lembrar que existem várias formas de fazer um plano de carreira.

Um planejamento de carreira eficaz deve seguir as seguintes etapas:




Identifique os seus interesses
Identifique os teus valores, objetivos pessoais, interesses profissionais e as tuas necessidades. Com certeza, isso irá te ajudar a melhorar a carreira que escolheu ou que irá escolher.
Estabeleça os objetivos
Pense em que tipo de emprego você procura. É importante ter claro quais são os seus objetivos de carreira.
Ação
Esforços específicos que determinam as ações em direção aos objetivos traçados.
Tempo
Qual o prazo necessário ou desejado para o alcance da(s) meta(s).
Explore o campo de trabalho
Fique antenado com tudo que pode contribuir para o alcance dos seus objetivos. Pesquise sobre o campo de trabalho para o qual você pretende entrar e sobre as indústrias relacionadas.
Mantenha sempre um olhar crítico
É importante analisar a carreira que você escolheu sempre com um olhar crítico. Isso irá lhe proporcionar uma visão mais ampla para alcançar os seus objetivos, e que competências você necessita para alcançá-los. 
É hora de agir
Passe para o papel tudo que tem que ser feito para conseguir seguir na carreira que escolheu. Decida bem como vai agir para alcançar os teus objetivos como, por exemplo, se inscrever em algum curso.
Indicador
Fator de monitoramento que deve medir o resultado alcançado. É importante lembrar que as metas devem ser realistas e terem extrema chance de serem completadas.
Variável externa
Todo plano de carreira deve estar alinhado à lógica do mercado de trabalho. Levar em conta a dinâmica do universo empresarial é uma forma de assegurar a empregabilidade e competitividade profissional.
Multiculturalidade e relacionamento
A visão multicultural é um aspecto importante no plano de carreira. Hoje em dia, quase todas as empresas pensam de forma multicultural. Outro fator essencial na construção da vida profissional é o networking.


Dicas

Seja flexível: É preciso ter jogo de cintura para lidar com os diversos empecilhos que surgirão em seu caminho;
Seja persistente: e não desista no primeiro obstáculo;
Tenha um currículo bem feito: O seu currículo é o seu espelho antes de entrar na empresa, ele é a porta de entrada. Então, invista na sua apresentação.  Monte um currículo assertivo que aumente o seu valor em uma vaga de emprego.
Trabalhe seu marketing pessoal: Agora, a maioria das empresas também usam as redes sociais para avaliar o seu funcionário, saiba como usar o seu marketing pessoal nas redes sociais, e em eventos rotineiros.
Mantenha-se atualizado, sempre: frequente palestras gratuitas, leia jornais e revistas, faça cursos na sua área, etc;
Retome planos: Retomar alguns planos iniciais da carreira como, por exemplo, fazer um curso no exterior;
Bom networking: Procure ter facilidade para se relacionar com os outros. Além dos conflitos profissionais, você terá que administrar os familiares.

Baseado no texto de Raíssa Feijó