ìndice

domingo, 13 de abril de 2014

BANDA GÁSTRICA AJUSTÁVEL


O que é a Banda Gástrica Ajustável ?
A Banda Gástrica é uma prótese de silicone que é colocada ao redor da parte alta do estômago (como uma cinta ao redor da cintura).

Divide o estômago em dois compartimentos semelhante a uma ampulheta. Forma-se um pequeno reservatório acima da banda que restringirá o volume de alimento a ser ingerido, causando uma saciedade mais precoce.

A banda poderá ser apertada ou afrouxada limitando-se assim a quantidade de alimento a se ingerir de acordo com o peso. Com a restrição o paciente é forçado a mastigar bem o alimento e a comer lentamente ingerindo pequenas quantidades a cada vez.



É um procedimento realizado por Videolaparoscopia (câmera) quase não oferece riscos, é reversível e apresenta um índice de complicações reduzidas. A permanência hospitalar é de 24 horas e a cirurgia realizada por Video faz com que a dor seja mínima e o paciente esteja apto a qualquer atividade em 1 semana.

Fonte: cirurgião e obesidade

BAYPASS GÁSTRICA

O que é a Cirurgia do Bypass Gastrico, Grampeamento Gástrico ou Gastroplastia Redutora ?
Também conhecida como cirurgia de Fobi-Capella, é um processo cirúrgico que reduz drasticamente o tamanho e volume do estômago, dim
Com a cirurgia restritiva, o volume diário ingerido passa a ser em torno de 20% do volume pré-operatório, levando a uma grande diminuição do aporte calórico diário e a conseqüente perda de peso.inuindo consequentemente a ingestão de alimentos.
A técnica evoluiu bastante e hoje os cirurgiões já não utilizam mais o anel de silicone no novo estômago que antigamente era utilizado e que provocava vômitos frequentes, dificuldade de adaptação a cirurgia e reoperações para sua retirada.
Com o uso de um grampeador cirúrgico o estômago é dividido em dois segmentos: Uma de porção menor que servirá de "novo estômago" e outra maior que será excluída da passagem dos alimentos. Além da criação deste novo e pequeno reservatório gástrico, realiza-se um desvio da parte intestinal para que nem todo o alimento ingerido seja absorvido.





Esta técnica de derivação gástrica (Bypass Gástrico) é a mais realizada atualmente em todo o mundo. No Brasil difundiu-se a técnica de Capella, um cirurgião colombiano radicado nos EUA que acrescentou a colocação de um anel contensor no reservatório gástrico.Após termos realizado Cursos e Treinamentos no Exterior e tendo submetido vários pacientes a este procedimento por Videolaparoscopia, podemos dizer que se trata de uma técnica bastante segura e com ótimos resultados, inclusive sendo a base atual da cirurgia de diabetes.



Conhecida como cirurgia a laser ou cirurgia dos furinhos, a cirurgia por videolaparoscopia é realizada com uma câmera de televisão e instrumentos que são colocados no abdome através de pequenos cortes (furinhos) de 1,0 cm cada. Por ser menos invasivo causa menos dor nos pós operatório e uma rápida recuperação e retorno ao trabalho sem contar ainda a vantagem estética  pois substitui a necessidade de uma longa incisão ou corte para abrir a cavidade abdominal (como é feita na cirurgia convencional ou aberta).

Fonte: cirurgião e obesidade