ìndice

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Parecer ou laudo psicológico para cirurgia bariátrica


A solicitação de pareceres e laudos psicológicos que comprovem a necessidade de tais intervenções e a segurança do procedimento é indispensável. Os laudos avaliam se o individuo está saudável psiquicamente para enfrentar as mudanças que vai vivenciar como resultado de sua escolha. O laudo é necessário também para autorizar a operação inclusive em hospitais públicos.
Na cirurgia bariátrica, a chamada redução do estômago, a trabalho do psicólogo é importante sob dois aspectos. O acompanhamento e a avaliação psicológica teriam conseguido diagnosticar uma tendência já detectada em pesquisas: uma compulsividade por drogas, álcool, jogos, trabalho ou sexo por parte dos pacientes resultante da cirurgia. Se as causas que levaram à obesidade não forem tratadas, a cirurgia bariátrica não será solução e o problema pode migrar para outras escolhas. Dentro desse contexto, o laudo do profissional pode restringir a cirurgia e sugerir um trabalho psicoterápico.
O segundo aspecto refere-se à necessidade de verificar a estrutura emocional do paciente para lidar com as mudanças produzidas pela cirurgia. (jornal de psicologia edição 141)

Emito o laudo em cinco seções seguindo um protocolo no qual é avaliado o estado psicológico do paciente, as espectativas do paciente em relação à cirurgia, discutimos as adaptações necessárias para a nova vida, falamos sobre os riscos cirurgicos e como será a cirurgia. A partir disso o paciente fica ciente de todas as informações necessárias para a realização da cirurgia e para a necessidade do acompanhamento pós cirurgico para melhor adaptação as mudanças.
Caso tenha alguma dúvida escreva e responderemos.