ìndice

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Consumo consciente...além da mercadoria embalável



Educomunicação
As relações entre a comunicação e a educação vem sendo chamadas de Educomunicação . Os educomunicadores preocupados com a educação e com a comunicação, os meios de comunicação e informação estão mais presentes do que nunca , criando verdades, fomentando subjetividades, criando  valores, produzindo  reproduzindo discursos e fantasias.
A  formação das pessoas, cada vez menos é tarefa exclusiva da família e da escola, tampouco de pais e professores. Os meio de comunicação em especial, a internete, o rádio e a televisão, influenciam muito na maneira que as pessoas se comportam.
A relação entre a Educação e comunicação /informação  não é tão óbvia e extrapola a concepção de ”educar para a mídia e do pensar a mídia como um espaço educativo, de formação”, o professor Ismar de Oliveira Soares, coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP afirma  que: “Um conceito nasce quando vários indivíduos, organizações, grupos se vêm trabalhando sob um mesmo viés, enxergam nesse trabalho uma nova epistemologia e cunham um novo conceito. É assim com a educomunicação”.
Educomunicar seriauma forma de ação para a criação e o fortalecimento de ambientes comunicativos, abertos e democráticos, em espaços educativos formais e informais, introduzir uma forma dialígica para possibilitar uma troca de idéias sobre a forma de melhor aproveitar a informação e comunicação presente em todos os ambitos da vida humana.
Quando ligamos a televisão, o rádio, conectamos a internet...estamos consumindo você já pensou nisso???
Consumo Consciente
Consumo é o ato de adquirir e usar bens de consumo, alimentos e recursos naturais, conssumo consciente é fazer tudo isso  de forma a não exceder as necessidades, não exagerar, “necessário somente o necessário, o extraordinário é de mais...) . Além de ser uma questão de cidadania, as atitudes de consumo consciente ajudam a preservar o meio ambiente e o nosso bolso. 
Algumas dicas  de práticas visando o consumo consciente:
 - Comprar roupas, alimentos e outras mercadorias na medida certa para o consumo individual ou da família, visando evitar ao máximo o desperdício;
- Gastar água e energia somente o necessário, evitando ao máximo o desperdício;
- Optar pelo uso de combustíveis verdes (biocombustíveis), evitando os combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc.);
- Reutilizar produtos e bens naturais sempre que possível;
- Adquirir eletrodomésticos (geladeiras, microondas, etc) que funcionem com baixo consumo de energia elétrica;
- Promover a separação e reciclagem do lixo;
- Usar sistemas que evitem o desperdício de água e energia nas residências;
- Utilizar crédito (financiamento, cartão de crédito, crediário) com muita responsabilidade e sempre fazendo as contas para verificar se as compras não vão comprometer o orçamento;
- Valorizar e adquirir produtos de empresas que demonstram preocupações sociais e ambientais;
- Adquirir produtos somente com emissão de  nota fiscal;
- Cobrar das empresas, através de sugestões construtivas, a melhoria de produtos e serviços, visando a redução do impacto ambiental;
- Divulgar e participar, sempre que possível, de campanhas que visem a prática do consumo consciente;
- Utilizar sacolas retornáveis para transportar os produtos adquiridos em supermercados;
- Valorizar o consumo de produtos orgânicos (produzido sem agrotóxico) que, além de serem benéficos à saúde, a produção envolve práticas de respeito ao meio ambiente.
- Evitar ser envolvidos em campanhas publicitárias em qualquer tipo de midia;
- Saber porque os programas televisivos são da forma que são;
- Ter um olhar critico à qualquer produto midiático.
Se você conseguir fazer isso está colaborando muito com o planeta e com a oreservação de sua esécie..que afinal somos parte do ambiente.