ìndice

quinta-feira, 25 de março de 2010

Ipem lança cartilha para consumidor

Publicação reúne informações sobre medições e qualidade de produtos como alimentos, bebidas, taxímetros, medidores de energia, radares e lombadas eletrônicas
Fonte: Portal do Meio ambiente
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Justiça, acaba de lançar a Cartilha de Orientações ao Consumidor. A publicação orienta de forma resumida o público a se proteger de fraudes e de irregularidades encontradas em produtos disponíveis no comércio. Apresenta também informações sobre o trabalho de fiscalização desenvolvido pelo instituto.
A iniciativa, que conta com a colaboração do Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro), explica noções de metrologia e como é feita a fiscalização de produtos medidos sem a presença do consumidor, como alimentos, bebidas, cosméticos e gás de cozinha.
O consumidor encontra orientações sobre produtos têxteis, brinquedos, preservativos, bombas medidoras de combustível, taxímetros e outros que exigem certificação, como medidores de energia, termômetros, radares e lombadas eletrônicas.
Segundo o Ipem-SP, o objetivo da cartilha é proteger o consumidor e tê-lo como principal aliado no combate a fraudes e irregularidades dos produtos oferecidos. “Os consumidores têm se mostrado cada vez mais exigentes em relação aos produtos que adquirem e essa orientação do Inmetro é bem vinda, pois vem auxiliar essa preocupação do consumidor”, avalia Ricardo Oliani, coordenador de mobilização comunitária do Instituto Akatu.
fonte:  http://www.akatu.org.br/central/noticias/2010/ipem-lanca-cartilha-para-consumidor