ìndice

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Fonte da vida


Dia 10 e 11 a equipe da AVEPEMA (associação do verde e meio ambiente) realizou o primeiro módulo do curso de capacitação do projeto "Fonte da Vida", foi realizado em um Hotel em Cotia, tive a satisfação de ser atuar como  coordenadora pedagógica e um d@s Facilitad@res.

Objetivo do projeto: Capacitar os professores da rede pública municipal, estadual e particular para o entendimento das questões relativas à escassez e a importância da água e do funcionamento do SIGRH. Capacitar os professores para elaborar projetos ambientais na comunidade escolar.

 Foram dois dias de muito trabalho e convivência com pessoas maravilhosas, tivemos a oportunidade de trabalhar com introdução aos conceitos do diálogo, educação e a questão socioambiental da águaconceito e delimitação de bacias hidrográficas, conceituação do comite de bacias hidrográficas, introdução à percepção ambiental com o mapeamento do local, introdução a metodologia de prejeto e mobilização da comunidade envolvida, criação do plano didático.

Para uma descontração comprometida recebemos, com muita satisfação na noite cultural (sexta feita), o Zé do Paraíba, um personagem criado pelo do Prof. Lázaro Tadeu Ferreira da Silva que trabalha com mobilização e programas referentes as questões  do Rio Paraíba no projeto PAI ( Programa ambiental interativo). 

Nosso próximo encontro será no dia 29 e 30 no qual os educadores estarão apresentando o plano didático e o painel de projetos, (temas, idéias, etc)  teremos  oficinas de projetos onde os mesmos elaborãrão seus projetos e voltarão para a comunidade escolar para a implantação.

Agradeço a todos os educadores que participaram, foram momentos de imensa satisfação e construção de conhecimento.
Agradeço também a todos da equipe técnica:

Coordenadora Pedagógica e facilitad@r- Elisabeth Barbosa
Técnico de Recursos Hídricos e Facilitad@r  - Antonio De Angelis
Técnico - Raul Felipe Lima
Administrativo - Edilaine Garcia
Equipe Técnica: Cláudia Soares;juliana Imparato;Ana Paula Ultramari;João Puga; Soraia Escarlete; Wagner Maia Souto;Tatiana Galan.

É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática. (Paulo Freire)

 
Apresentando a Produção sobre o Diálogo, Educação e a questão Socio Ambiental

                                             Mural de produções

                                  Delimitando a bacia hidrgráfica com Facilitador De Angeles

 Percepção ambiental - mapeamento da região

Plano didátido - boneco do projeto