ìndice

terça-feira, 5 de julho de 2016

Esquizoafetivo


Esquizofrenia significa  "mente dividida". É uma patologia clássica (há séculos são relatados sintomas da doença) e muito comum.

O termo esquizoafetivo foi criado pelo Dr. Jacob Kasanin em 1933, o transEsquizofrenia significa  "mente dividida". É uma patologia clássica (há séculos são relatados sintomas da doença) e muito comum.torno  é caracterizada pelos sintomas da esquizofrenia e mais os sintomas dos transtornos de humor.


O transtorno delirante, assim como a esquizofrenia, é um transtorno crônico (ou seja, permanente), porém o sintoma predominante são os delírios. Pode ser acompanhado por convulsões, e é mais comum em mulheres.



O episódio psicótico breve caracteriza-se pela duração curta (pelo menos um dia, e no máximo um mês), dos sintomas da esquizofrenia.


O DSM-IV* ainda descreve em um apêndice dois tipos de transtornos psicóticos: o transtorno depressivo pós-psicótico esquizofrênico, que é caracterizado pela presença de todos os sintomas depressivos durante o final de um surto na esquizofrenia, e o transtorno deteriorante simples (esquizofrenia simples), que caracteriza-se pelo desenvolvimento dos sintomas de retraimento social e outros sintomas similares ao da esquizofrenia.


Um dos grandes problemas desta classe de pacientes, é a alta taxa de não-aderência à terapia medicamentosa, já que 25 a 50% dos pacientes não toma os medicamentos da forma com que foi prescrita (deixam de tomar o medicamento, ou não tomam todas as doses recomendadas, aumentam ou diminuem as doses, etc).


Os fatores externos que devem ser resguardados neste grupo de pacientes são os fatores estressantes desencadeantes e o ambiente interpessoal.


Este grupo de pessoas precisa de certo distanciamento interpessoal, pois este pode ser um fator desencadeante de um surto. Pressiona-los a manter maior contato com outras pessoas contra sua vontade pode criar um stress maciço que leva à descompensação (um surto).


Ao mesmo tempo, qualquer sucesso ou perda recente podem ser fatores estressantes importantes. Às vezes um evento simples e sem grande relevância pode ter um forte significado psicológico ao portador de uma dessas patologias. Portanto, é muito importante avaliar e observar estas situações que podem ser ativadoras de um episódio psicótico.
.
Sintomas
Os sintomas de transtorno esquizoafetivo variar de pessoa para pessoa. Alguns sinais e sintomas desta doença:
  1. ·                     Alucinações (ouvir vozes)
  2. ·                     Delírios (como acreditar que alguém na TV ou o rádio fala diretamente a eles, ou encontrar mensagem secreta em objetos comuns)
  3. ·                     Pensamentos e ideias e incomum Paranoicas
  4. ·                     O discurso irrelevante ou inconsistente (estranho, excêntrico, difícil de entender)
  5. ·                     Labilidade de Humor (humor elevado, inflados, ou deprimidas)
  6. ·                     Pensamento desorganizado (processo de pensamento claro e confuso)
  7. ·                     Pobre de controle
  8. ·                     Irritabilidade
  9. ·                     Pensamentos suicidas e assassinatos
  10. ·                     A deterioração da preocupação com a higiene e limpeza
  11. ·                     Comportamento amplamente desorganizado ou catatônico: a falta de resposta, em resposta, por vezes, de uma forma muito agitado sem motivo
  12. ·                    Déficit de atenção e memória
  13. ·                    Mudanças nos padrões de energia e apetite, distúrbios do sono (sintomas observados no caso da depressão). 
Tratamento

Para o tratamento, vários geração e novas drogas atípicas como a quetiapina (Seroquel), a olanzapina (Zyprexa) e risperidona (Risperdal) estão disponíveis. Se o doente sofrer agitação extrema, com sintomas psicóticos, em seguida, algumas outras drogas antipsicóticas tais como haloperidol (Haldol) pode ser administrado por injecção, juntamente com outros medicamentos para reduzir o comportamento agressivo. A maioria dos tratamentos em torno da droga que pode acalmar o paciente, como antipsicóticos, antidepressivos e estabilizadores do humor.

Psicoterapia e aconselhamento grande ajuda nesses casos. Educação e explicações adequadas podem ajudar os pacientes a entender melhor sua condição. 

O aconselhamento pode ajudá-lo a ser otimista sobre seu futuro. Sessões eficaz sobre os problemas da vida e planos de todos os dias, a construção de relacionamentos e assim por diante pode ajudar o paciente. Os resultados são melhores e mais eficazes quando as famílias dos pacientes estão envolvidos na terapia. 

Mudança de hábito



Através do nosso estilo de vida ou seja da alimentação que adotamos, de como enfrentamos o estresse cotidiano  o nosso corpo sofre alterações hormonais que refletem no nosso  peso que nem sempre são fáceis de aceitar ou de resolver. Algumas  dicas podem ser úteis para enfrentar essa questão

ALIMENTOS
Frutas e legumes fazem o papel de  antioxidantes. Veja alguns alimentos atualmente rotulados como detox – desintoxicastes  : são alimentos que ajudam o organismo a eliminar as toxinas pelo suor, urina, etc.  - drenantes, antibacterianos, diuréticos, podendo ajudar a perder peso. Veja a relação de alguns alimentos A couve, a beterraba, a alcachofra, o ananás, o limão, a maçã, a salsa, os frutos vermelhos. Não tenha medo de experimentas,  varie tanto quanto possível as receitas culinárias e os sabores para que esta dieta continue a ser um prazer: gratinados, saladas, sopas, legumes salteados, alimentação gostosa e saudável.
ÁGUA um remédio
Para uma boa drenagem do corpo precisamos de pelo menos, 2 litros de água por dia! Auxilia na eliminação  dos resíduos e das toxinas do organismo, desintoxicar os tecidos e combater a retenção de líquidos. Caso tenha dificuldade em beber água simples, adicione algumas gotas de sumo de limão, faça água aromatizadas  Caso contrário, faça chá verde: ele ajuda a regular as gorduras e restaura a vitalidade. Beber água meia hora antes de comer ajuda a alcançar mais rapidamente a sensação de saciedade, fazendo com que coma quantidades mais pequenas!

UMA COZINHA AL DENTE
Diminuir o tempo de cozimento, é um gesto simples mas importante. Isto permite preservar as vitaminas, minerais e fibras alimentares dos legumes. O ideal é consumi-los crus. Cozinhar no vapor pode ser uma boa alternativa para aproveitar dos benefícios da sua comida.  O que for possível comer cru, coma.Uma dieta saudável e equilibrada, é a melhor forma de manter a linha e a saúde. Aprenda sobre os alimentos.

ESPORTE, Seja esportista
Não se  esqueça de praticar atividade física regular para equilibrar o seu peso na balança! Zumba, step, aerodance, cycling, tudo é bom, desde que tenha a um  plano esportivo para alcançar os seus objetivos. Para se manter em forma e aliviar a cabeça, o esporte é o melhor remédio! Faça exercícios apoiado por um profissional, caso contrário pode ter mais prejuízo que benefício.

TRABALHE O SEU EQUILÍBRIO

Buscar a ajuda de um profissional em psicologia é muito importante, quando tentamos mudar os hábitos cotidianos, seja através de uma cirurgia (bariátrica) que teré seus hábitos alimentares totalmente e radicalmente mudados, ou em um processo gradual de perda de peso ou ganho ou mesmo quando quer trocar a massa gorda pela massa magra. O profissional ajudará a resolver os seus problemas de falta de motivação, ansiedade etc,


Água aromatizada


As frutas e legumes são utilizados com casca, para isso faça uma higienização adequada.
1. Água de morango

Escolha morangos orgânicos para preparar esta deliciosa água com sabor natural. Para 1 litro de água use 5 morangos frescos e você pode adoçar, se quiser, com algumas folhas de estévia. Deixe repousar a água de morangos em um pote de vidro bem tampado, na geladeira durante todo o dia ou durante a noite até que a água adquira a cor rosa. Retire os morangos e sirva. Os morangos, bem como as outras frutas, não devem ser jogados fora. Use-os em outras receitas, como por exemplo em saladas de frutas ou para decorar os copos. 
2. Água de melancia
Para preparar sua água de melancia, com casca , despeje em um pote de vidro 5 ou 6 cubos desta fruta. A quantidade de frutas a ser utilizada depende do tamanho do frasco e da intensidade do sabor desejado. Para um efeito refrescante, coloque algumas folhas de hortelã. Deixe a fruta descansar na água por algumas horas na geladeira antes de servir.

3. Água de mirtilo
Despeje uma camada de mirtilos frescos no fundo do seu frasco de vidro. Se você quiser, adicione fatias finas de limão ou de lima e algumas “agulhas” de alecrim, dependendo do seu gosto, antes de adicionar a água e fechar o frasco. O alecrim ajuda a digestão e tem propriedades anti-inflamatórias, ao passo que os mirtilos são ricos em antioxidantes.
4. Água de pepino e limão

Para preparar esta água com sabor natural, você vai precisar de pepinos e limões frescos. Para cada pote você vai fazer quatro ou cinco fatias finas de pepino com casca de duas ou três fatias e de limão, com casca. Para enriquecer o sabor da bebida, você também pode adicionar algumas folhas de hortelã.
5. Água de framboesa ou amora

Com framboesas frescas ou amoras, você pode preparar uma fantástica água aromatizada. Despeje um punhado da fruta de um pote e adicione uma ou duas fatias de limão e algumas folhas de hortelã. Feche o frasco e deixe descansar na geladeira por algumas horas antes de filtrar e servir.
6. Água de cerejas frescas
Ponha algumas cerejas no fundo de um pote, deixando-as inteiras e acrescente àágua, algumas fatias de limão ou lima. Deixe a mistura descansar na geladeira no pote fechado por algumas horas antes de servir.
7. Água de abacaxi
Com a combinação perfeita: abacaxi e folhas de hortelã, se obterá uma bebida refrescante para beber quando quiser durante todo o dia. Para prepará-la, despeje em um pote 2 a 4 pedaços de abacaxi e 2 raminhos de hortelã. Como de costume, feche bem o frasco e deixe-o descansar na geladeira.
8. Água de Pêssego

Coloque fatias de pêssego em um pote ou jarra de vidro e deixe descansar na geladeira por pelo menos uma hora antes de servir.

9. Água de limão e gengibre


Para um litro de água, coloque meio limão cortado em fatias finas, com casca, e um pedaço de raiz de gengibre fresco. Deixe descansar na geladeira por no mínimo uma hora antes de servir
10. Água de laranja
Para um litro de água você vai precisar de 1 laranja e 1 pepino cortados em fatias finas, com casca. Despeje todos os ingredientes em uma jarra ou pote de vidro e deixe descansar na geladeira por pelo menos uma hora antes de servir. Você também pode adicionar algumas fatias de limão e folhas de hortelã à água.