ìndice

terça-feira, 5 de julho de 2016

Esquizoafetivo


Esquizofrenia significa  "mente dividida". É uma patologia clássica (há séculos são relatados sintomas da doença) e muito comum.

O termo esquizoafetivo foi criado pelo Dr. Jacob Kasanin em 1933, o transEsquizofrenia significa  "mente dividida". É uma patologia clássica (há séculos são relatados sintomas da doença) e muito comum.torno  é caracterizada pelos sintomas da esquizofrenia e mais os sintomas dos transtornos de humor.


O transtorno delirante, assim como a esquizofrenia, é um transtorno crônico (ou seja, permanente), porém o sintoma predominante são os delírios. Pode ser acompanhado por convulsões, e é mais comum em mulheres.



O episódio psicótico breve caracteriza-se pela duração curta (pelo menos um dia, e no máximo um mês), dos sintomas da esquizofrenia.


O DSM-IV* ainda descreve em um apêndice dois tipos de transtornos psicóticos: o transtorno depressivo pós-psicótico esquizofrênico, que é caracterizado pela presença de todos os sintomas depressivos durante o final de um surto na esquizofrenia, e o transtorno deteriorante simples (esquizofrenia simples), que caracteriza-se pelo desenvolvimento dos sintomas de retraimento social e outros sintomas similares ao da esquizofrenia.


Um dos grandes problemas desta classe de pacientes, é a alta taxa de não-aderência à terapia medicamentosa, já que 25 a 50% dos pacientes não toma os medicamentos da forma com que foi prescrita (deixam de tomar o medicamento, ou não tomam todas as doses recomendadas, aumentam ou diminuem as doses, etc).


Os fatores externos que devem ser resguardados neste grupo de pacientes são os fatores estressantes desencadeantes e o ambiente interpessoal.


Este grupo de pessoas precisa de certo distanciamento interpessoal, pois este pode ser um fator desencadeante de um surto. Pressiona-los a manter maior contato com outras pessoas contra sua vontade pode criar um stress maciço que leva à descompensação (um surto).


Ao mesmo tempo, qualquer sucesso ou perda recente podem ser fatores estressantes importantes. Às vezes um evento simples e sem grande relevância pode ter um forte significado psicológico ao portador de uma dessas patologias. Portanto, é muito importante avaliar e observar estas situações que podem ser ativadoras de um episódio psicótico.
.
Sintomas
Os sintomas de transtorno esquizoafetivo variar de pessoa para pessoa. Alguns sinais e sintomas desta doença:
  1. ·                     Alucinações (ouvir vozes)
  2. ·                     Delírios (como acreditar que alguém na TV ou o rádio fala diretamente a eles, ou encontrar mensagem secreta em objetos comuns)
  3. ·                     Pensamentos e ideias e incomum Paranoicas
  4. ·                     O discurso irrelevante ou inconsistente (estranho, excêntrico, difícil de entender)
  5. ·                     Labilidade de Humor (humor elevado, inflados, ou deprimidas)
  6. ·                     Pensamento desorganizado (processo de pensamento claro e confuso)
  7. ·                     Pobre de controle
  8. ·                     Irritabilidade
  9. ·                     Pensamentos suicidas e assassinatos
  10. ·                     A deterioração da preocupação com a higiene e limpeza
  11. ·                     Comportamento amplamente desorganizado ou catatônico: a falta de resposta, em resposta, por vezes, de uma forma muito agitado sem motivo
  12. ·                    Déficit de atenção e memória
  13. ·                    Mudanças nos padrões de energia e apetite, distúrbios do sono (sintomas observados no caso da depressão). 
Tratamento

Para o tratamento, vários geração e novas drogas atípicas como a quetiapina (Seroquel), a olanzapina (Zyprexa) e risperidona (Risperdal) estão disponíveis. Se o doente sofrer agitação extrema, com sintomas psicóticos, em seguida, algumas outras drogas antipsicóticas tais como haloperidol (Haldol) pode ser administrado por injecção, juntamente com outros medicamentos para reduzir o comportamento agressivo. A maioria dos tratamentos em torno da droga que pode acalmar o paciente, como antipsicóticos, antidepressivos e estabilizadores do humor.

Psicoterapia e aconselhamento grande ajuda nesses casos. Educação e explicações adequadas podem ajudar os pacientes a entender melhor sua condição. 

O aconselhamento pode ajudá-lo a ser otimista sobre seu futuro. Sessões eficaz sobre os problemas da vida e planos de todos os dias, a construção de relacionamentos e assim por diante pode ajudar o paciente. Os resultados são melhores e mais eficazes quando as famílias dos pacientes estão envolvidos na terapia. 

Nenhum comentário: