ìndice

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Oficina "Farmacia viva" sesc Itaquera...

Participei hoje da primeira parte da oficina "Farmácia Viva". Achei muito interessante que várias ervas que conhecemos e chamamos de um nome  tem outro nome...rs, esse é o caso do Boldo Chile, que segundo o professor não temos no Brasil...é uma árvore imensa, chamamos de boldo outros tipos da erva, o boldo aveludado e o boldo miudo...e mais umas outras 10 ou 11 ervas que usamos hoje na aula..eu trouxe uma muda de "manjericão" que não sei se vai pegar, estava muito pequena...Aprendemos que para fazer muda não precisamos nem mesmo de terra..podemos usar somente areia, porque ela deixa as raizes expandirem. Ele usou um substrato composto por vermiculite, areia e raspas de coco seco (em partes iguais). outra coisa é apertar a terra na mãe, se não formar torrão,  está boa para fazer colocar a muda.
Hummm..outra coisa, ele disse que para fazer muda temos que cortar a lingua de uma pessoa..na realidade é a realização de uma clonagem, uma vez que a planta filha é identica a planta mãe....




quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Oficina - Horticultura Urbana e Educação Ambiental - INRI

Iniciou no dia 31 as oficinas de Horticultura Urbana e Educação Ambiental.
Estamos com três turmas em andamento, e outra começará no sábado 05/02/2011.
Na primeira aula, foi feita uma visita técnica pelo viveiro, onde os participantes puderam  ver a horta, as leiras de compostagem,  e conhecer as formas para escolher onde fazer o seu canteiro, de que forma escolhe o terreno, as plantas que servem para ajudar a manter o canteiro longe das pragas, como preparar a terra, entre outros conceitos.

Literalmente...a mão na massa...

Descobrindo o "porque" do tamanho do cateiro.



Os participantes conheceram a estufa e várias plantas que eram desconhecidas agora fazem parte  do repertório  botânico dos participantes.




Alguns qeu quiseram colocar a mão na massa, plantaram uma semente de Jaca...dentro de 10 anos eles poderão voltar ao viveiro e colher os frutos!


 O neto da Antonia gostou de poder plantar...


A harmonia das pessoas com o ambiente podia ser sentida em cada atividade desenvolvida.

Hoje está acontecendo a segunda aula da Oficina I.

Depoimento de um participante por email:
"Pode cotar comigo para proxima aula gostei muito mesmo ficando sem palavras,como costumo dizer
Tem que dividir para multiplicar."