ìndice

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Festas de final de ano, sem ganhar peso.







As festas de final de ano estão chegando e com elas o agito familiar e social, sempre ao redor de uma mesa bem farta. Excesso de comida, gorduras, doces, sobremesas e bebidas alcoólicas fazem parte do cardápio extremamente calórico deste período, que pode acrescentar alguns quilos ao seu manequim. E, para não pôr a perder a cirurgia bariátrica e a dieta dos últimos meses, é importante ficar atento à quantidade e à qualidade dos pratos na mesa e tomar bastante cuidado com o consumo excessivo de alimentos. A fartura do Natal e do Ano Novo não precisa se concentrar na comilança: pode-se restringir ao número de pessoas reunidas, às trocas de presentes a aos momentos de celebração.
De acordo com o médico João Ettinger, especialista em cirurgia bariátrica, esta época do ano é bastante delicada para pessoas que passaram pela operação. “Diariamente, o ex-obeso é bombardeado com propagandas de alimentos para as festas e fica ainda mais difícil resistir. Também muitos pacientes com obesidade procuram a cirurgia somente depois das festas de final de ano, pois querem comer exageradamente neste período”, explica o médico.
E como resistir, se tão tantas as comemorações num curto período de tempo? Amigo secreto da empresa, confraternização com os colegas da faculdade, ceias com a família... “É preciso ser perseverante. Nesta época do ano, com refeições e sobremesas irresistíveis, o paciente pode cair em tentação. Saber que as tentações estão por vir é um ponto positivo, pois o paciente pode se preparar para isto”, resume o cirurgião bariátrico João Ettinger. Pessoas que foram submetidas a este procedimento cirúrgico devem ter cuidado reforçado na ceia natalina, adverte a nutricionista Patricia Jacob. “O excesso de açúcares e gorduras pode desencadear a tão temida Síndrome de Dumping, que causa mal-estar, tontura, sudorese e outros sintomas desagradáveis ao momento natalino”, esclarece.
Diversos excessos alimentares são cometidos nas ceias de Natal e Ano Novo; geralmente as entradas são queijos amarelos, salames e apresuntados, pães de queijos, oleaginosas, panetones e roscas natalinas. “Todos se apresentam inocentes, mas escondem muitas calorias derivadas de gorduras e açucares simples, além de esconder uma boa dose de sal”, explica a nutricionista. “Uma boa alternativa é privilegiar coisas que o ex-obeso realmente gosta. Por exemplo, se ele não gosta de frutas cristalizadas é bom evitar o panetone. Para os alimentos muito calóricos que agradam ao paladar (leitão, caipirinha, sorvete, etc.) é preciso ter atenção redobrada”, aconselha João Ettinger. “É importante que o ex-obeso tenha em mente que a melhor dieta é aquela em que é possível comer quase tudo de forma moderada e que algumas táticas – se bem empregadas – poderão ser úteis. Exemplo: antes do prato principal, comer uma porção de salada para que ‘sobre’ menos espaço para alimentos mais calóricos”, completa. Para Patrícia, uma boa refeição pode conter 50% de saladas, 25% de proteínas e 15% de carboidratos (uma batata ou colher de arroz) e 10% para o final, para algo mais calórico, como doces e bebidas (em pouca quantidade).
Já o prato principal, o velho e tradicional Peru assado, será sempre uma boa escolha desde que seja retirada a sua pele. “É bom tomar cuidado com as saladas ricas em maioneses e arroz muito recheado; eles também ocultam gorduras e sódio. Deve-se evitar frituras, pele de aves, queijos amarelos, embutidos e apresuntados, molhos e sobremesas cremosas”, adverte a nutricionista.  
OPÇÃO DE CEIA PARA OS BARIÁTRICOS
Para este grupo Patrícia recomenda evitar as entradas e consumir moderadamente, desde que seja priorizada uma salada mais natural à base de folhosos e legumes cozidos. Pode-se optar por molhos à base de iogurte desnatado, que são mais leves e menos calóricos. Massas devem ser evitadas, já que concentram muito carboidrato. Para a sobremesa, a melhor opção são as frutas natalinas, mais leves e sem concentração de açúcares simples. As frutas podem servir também para acompanhar as carnes (como peru, lombro, chester, tender e pernil). “Quanto às castanhas e frutas secas, não abuse. Elas fazem bem, mas sem exageros”, aconselha a nutricionista.
Segundo o Cirurgião Dr. João Ettinger, o paciente bariátrico também deve ter cuidado com alimentos muito fibrosos e endurecidos, como as nozes, por exemplo; “quando não forem bem mastigados, estes alimentos podem ficar impactados no estômago operado e causar obstrução gástrica levando a vômitos e até mesmo à realização de endoscopia digestiva em alguns casos”, explica. 
Prato ideal
- Um prato raso de salada
- Quatro colheres de sopa de arroz ou risoto
- Duas fatias de carne (200 g)

O ÁLCOOL E A OBESIDADE
Ainda mais freqüente nesta época do ano, a ingestão de bebida alcoólica no paciente bariátrico pode levar a inflamação do estômago operado. “Além disso, se o paciente beber em excesso ficará embriagado mais precocemente, pois o álcool é absorvido mais rápido no paciente submetido à derivação gástrica”, explica o médico. Outro problema a longo prazo é o risco de cirrose hepática, maior nos obesos operados. “Alimentos apimentados também devem ser evitados, pois podem causar úlceras e erosões no estômago operado, causando dor intensa”, completa o especialista.
“É importante considerar que a bebida alcoólica quase sempre está presente em celebrações, mas não podemos nos esquecer de que ela também é fonte de calorias; cada grama de álcool contém 7 calorias; se compararmos, os carboidratos têm 4 calorias por grama”, lembra Patrícia. “Além disso, o álcool também causa lesão na mucosa do aparelho digestivo, como esofagite e gastrites, que contribuirão ainda mais para déficits alimentares. No fígado, o álcool provoca ainda acúmulo de gordura, o que ao longo do tempo pode levar à perda da função deste órgão”, adverte João Ettinger. “Na população em geral, que não foi submetida à cirurgia bariátrica, um ponto importante a ser considerado é de que o álcool geralmente vem acompanhado de refeições gordurosas, os famosos “tira-gostos”, e por este motivo ele pode favorecer uma redução na utilização energética de gordura, provocando acúmulo na corrente sanguínea, o que pode conduzir a dislipidemia (colesterol e triglicérides elevados) e ao excesso de peso”, completa o médico. “ Natal e Ano Novo são datas para festejar com a família e amigos e a comida é um complemento importante que pode ser saudável”, finaliza.

DICAS PARA UM NATAL MAIS LIGHT:
  • Antes:
- Planeje o cardápio. Se você é o anfitrião, sirva até duas opções de carnes, acompanhamentos e sobremesas. Se o evento for em família, definam o cardápio em conjunto, para que cada um fique responsável por um prato
- Não exagere nos dias que antecedem as festas;
  • No dia 24
- Durante o dia procure fazer uma alimentação mais leve à base de carnes magras, vegetais folhosos e frutas variadas;
-Antes das festas, faça um lanche saudável utilizando frutas, cereais integrais e queijo light;
- Nas preparações dos alimentos substitua os produtos convencionais por Light e Diet;

  • Durante a ceia
- Comece sempre com um bom prato de salada para ir com mais cautela ao prato principal;
- Faça um prato colorido;
- Coma primeiro as preparações de sua preferência, assim você evita comer por gula;
- Consumir pequenas porções e sempre elaborar os pratos com hortaliças A (utilizando mais vegetais folhosos, alface, rúcula, agrião, repolho etc.) hortaliças B (legumes) e frutas;
-Calcule a porção de carne usando a palma de sua mão. Procure sempre ficar atento à quantidade dos alimentos;
- Retire a pele das carnes;
- Prefira o arroz integral. Esse tipo contém mais fibras e minerais que o branco, além de dar mais saciedade;
- Beba um copo de água para cada um de bebida alcoólica. Assim, você reduz o consumo de calorias e mantém a hidratação. Cada grama de álcool contém 7 kcal, contra 4 kcal de 1 g de carboidrato;
- Dê preferência as preparações assadas e grelhadas. Evite as frituras, empanados, à milanesa e alimentos feitos com maionese;

- Para as sobremesas, abuse nas frutas da estação (uva, cereja, mexerica, pêssego, abacaxi, kiwi, carambola, melão, melancia, morango e manga);

- Não exagere nas bebidas alcoólicas;

Fonte: Salvador Acontece, Revista Digital,