ìndice

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Dia do Habitat

O Dia Mundial do Habitat é celebrado hoje, 04 de Outubro, para se refletirmos sobre o estado das cidades e os direitos dos seres humanos a uma vida digna.
Organização das Nações Unidas em Outubro de 1985, instituiu essa data  com o objetivo de enfatizar o mundo sobre a responsabilidade coletiva pelo futuro do habitat da humanidade, e por consequência de todos os integrantes  da terra sejam seres bióticos ou abióticos.
Essa data é para marcar o nosso desafio em manter o  futuro elevando  a consciência sobre a necessidade de melhor planificação das ações de urbanização,  modernização ou ainda de desenvolvimento e incentivar  que essas ações sejam  práticadas de forma à preservar o pouco que nos resta e restaurar o que é possível da natureza.
Nos países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento, as cidades sentem os efeitos das mudanças climáticas, a redução de recursos, a insegurança alimentar, o crescimento populacional e instabilidade economica são fatores  que transformam a vida nos centros urbanos em uma vida de péssima qualidade.
No nosso país, em vias de desenvolvimento assim como em outros , continuamos a presenciar  índices elevados de urbanização e sua  as consequências, assentamentos precários sem infraestrutura adequadas para atender a procura das populações urbanas crescentes, enfim o  desrespeito aos direitos humanos.
Com mais de metade dos habitantes do mundo vivendo  em áreas urbanas e com as expectativas de crescimento em alta , não há dúvidas, que precisamos de uma  “agenda urbana”, uma prioridade mundial.
No Brasil devemos apoiar a permacultura urbana, com isso poderíamos corrigir o crescimento irregular da cidade e os seus efeitos negativos ao meio ambiente, proorcionando aumento na qualidade de todos os integrantes do meio ambiente.
O meu habitat é o meio ambiente, minha casa é a terra, e minha morada minha casa.
Qual é o seu Habitat???

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Tiririca

Não sei se isso se mostra um protesto, acredito mais que o povo votou apoiado na "representatividade", ou seja  Tiririca representa o povo,  a educação no Brasil não é boa,  o brasileiro dá um jeito para tudo, brasileiro  é um povo engraçado...brasileiro "se vira nos 30" é batalhador vem de baixo e consegue de alguma forma mostrar o seu "valor". É isso ai o Tiririca!!! acredito que Tiririca é um verdadeiro representante da "classe popular", e não existe nada que desabone a sua conduta para desempenhar tal cargo, tem ficha limpa, é alfabetizado (saber assinar o nome é uma forma de estar alfabetizado para a Legislação Brasileira) não é reu em nenhuma instancia...é trabalhadorm tudo que tem conseguiu a partir de seu trabalho. Eu não votei no Tiririca, contudo sua representatividade é legitima.

Aos 8 anos começou a trabalhar em circo na cidade natal, onde atuava como palhaço e a alcunha de Tiririca o acompanha desde a infância, devido à personalidade muito forte de que gozava. O apelido foi dado pela mãe, quando o filho era mal-humorado e zangado. Frase mais famosa: "Ora menino, só sendo mesmo menino, menino!".
Nesta época, as apresentações de Tiririca em barracas — espécies de pequenos circos, muito comuns no Nordeste — se tornaram cada vez mais constantes. Devido ao grande sucesso alcançado nesses espetáculos, os barraqueiros da região se cotizaram e pagaram as primeiras mil cópias do CD de estreia, que bateu índices recordes de vendagem - mais de 1,5 milhão de cópias, isso graças à exaustiva execução nas rádios da canção de estilo regional nordestino Florentina, no repertório deste. Distribuída inicialmente pelas regiões de Juazeiro e Pernambuco, pouco tempo depois a música se tornou conhecida nacionalmente. A gravadora Sony Music comprou o disco e o lançou nacionalmente.
Tiririca também bateu recordes de audiência em programas televisivos, que anteriormente pertenciam ao grupo Mamonas Assassinas e outra canção que obteve relevante sucesso foi Eu Sou Chifrudo.
O primeiro CD também causou muita polêmica, pois continha a canção Veja os cabelos dela, considerada por muitos como racista. Não obstante, os discos foram apreendidos, a execução das canções pelas rádios foi proibida e Tiririca foi processado por racismo. Ao fim, ele acabou sendo absolvido da acusação.
Em 1997, gravou o segundo CD (Tiririca), com destaque para as canções O Padroeiro do Ceará, Índia e Ele é Corno mas é meu Amigo. Depois de um breve afastamento da mídia motivado por problemas pessoais, ressurge em 1999 com o lançamento do terceiro CD (Dança da Rapadura), lançado pela independente Indie Records. O maior sucesso do disco foi a canção Casado com uma Viúva. Outra gravação de Tiririca foi a música "Índia", de Cascatinha e Inhana. A grande diferença, porém, é que durante a música inteira Tiririca só cantou a primeira frase da letra original: "Índia seus cabelos".

Em 2010, Tiririca lançou sua candidatura para deputado federal pelo estado de São Paulo por meio do Partido da República. Utiliza bordões como "O que é que faz um deputado federal? Na realidade, eu não sei. Mas vote em mim que eu te conto", ou "Pior do que tá não fica, vote Tiririca". Tais bordões levaram um candidato a deputado estadual a representá-lo junto ao Ministério Público Eleitoral, sob o fundamento de que estaria afrontando o Congresso Nacional e o poder público em geral. A representação, contudo, foi arquivada.[1] Além do mais, Tiririca é apontado como um analfabeto pela Revista Época, o que também pode impugnar sua candidatura.[2] No dia 3 de outubro de 2010 Tiririca torna-se o Deputado Federal mais votado do Brasil e eleito pelo estado de São Paulo com 1.348.295 (6,35%).


http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiririca_%28artista%29

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Pergunta....



Para que serve o título de Eleitor????

Porque eu tenho um título de eleitor????

Não sei... e se a foto do meu documento for antiga e eu não estiver igual a ela? o que eu faço????? 

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Amanhã no Ciclo Vivo - allTV


Amanhã quarta feira (29/09/2010) às 3 da tarde estaremos no programa  Ciclo Vivo, transmitido pela allTV somente via internet.
Em entrevista de mais ou menos uma  hora, onde  falaremos sobre o projeto Fonte da vida, Mulheres:Liderança comunitária, e outros projetos desenvolvidos pela AVEPEMA.
Para assistir é so copiar e colar o link no navegador.

http://www.alltv.com.br

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Sindrome do pânico e o estress do ambiente

Distúrbio do pânico é um problema sério de saúde. Atualmente 2 a 4% da população mundial sofre deste mal. Este distúrbio é nitidamente diferente de outros tipos de ansiedade, caracterizando-se por crises súbitas, sem fatores desencadeantes aparentes e, freqüentemente, incapacitantes. 
A partir da primeira crise sindrome do panico é comum o medo e a ansiedade antecipatória de ter outra parecida. A pessoa passa a ter medo de sentir medo e começa a restringir alguns locais ou situações que possam colocá-lo novamente em pânico, é o que chamamos de fobia. Além desta ansiedade e de várias fobias, o portador também se preocupa em evitar lugares cheios demais, ou muito fechados que não dá para fugir se precisar de ajuda imediata, agorafobia.
Muitas vezes o portador de pânico pode ser visto como uma pessoa medrosa, fraca e às vezes as pessoas não têm muita paciência, principalmente se já foram feitos vários exames e nada foi detectado.

Quais os sintomas de uma crise de pânico?
Como se descreve acima, os sintomas de uma crise de pânico aparecem subitamente, sem nenhuma causa aparente. Eles podem incluir:
•   Palpitações (o coração “dispara”)
•   Dores no peito
•   Tontura, atordoamento, náusea.
•   Dificuldade para respirar
•   Sensação de “formigamento” ou de fraqueza nas mãos
•   Calafrios ou ondas de calor
•   Sensação de “estar sonhando” ou distorções de percepção da realidade
•   Terror - sensação de que algo inimaginavelmente horrível está prestes a acontecer e de que se está impotente para evitar tal acontecimento
•   Medo de perder o controle e fazer algo embaraçoso
•   Medo de morrer 

CAUSAS DA SÍNDROME DO PÂNICO
O estresse é um dos principais causadores da sindrome do panico, sendo responsavel por 80% dos crises de panico. As drogas representam outro enorme fator de risco. Desde os “energéticos”, na realidade estimulantes do sistema nervoso, até, evidentemente, as drogas ilícitas.
- Abuso de medicamentos, doenças físicas, drogas ou álcool.
- Reação a um stress ou situação difícil.
- Predisposição genética

TRATAMENTO DA SÍNDROME DO PÂNICO
Sem tratamento adequado, a sindrome do panico é altamente incapacitante. No tratamento da sindrome do panico, são utilizados medicamentos para a crise de pânico, habitualmente antidepressivos, acompanhado de Psicoterapia Comportamental e Cognitiva. Para as seqüelas da sindrome do panico, nos medos decorrentes, a medicação não atua. O tratamento de escolha da sindrome do panico é a psicoterapia comportamental e cognitiva. O mesmo se aplica ao trabalho necessário para reconduzir o paciente à sua vida normal.

AMBIENTE 

Torne seu ambiente menos estressante, começando pelo seu ambiente interno, faça alguma coisa que te dê muito prazer, busque um trabalho que você aprecie e que seja valorizado por ele, viva e conviva com pessoas que você ame.
Pense coisas positivas, encontre soluções dentro dos seus problemas diários, não encare os seus problemas como uma tragédia, eles podem ser o caminho de uma mudança..para melhor. 
SEJA FELIZ!!!! ESSE É O CAMINHO.....






segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Livros Falados para Cegos


Audioteca Sal

A Audioteca Sal e Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros). Porém, ela corre o risco de fechar por falta de associados (veja no site - tem isenção de anuidade para pessoas carentes).
Mas o que seria isto? São livros que alcançam cegos e deficientes visuais (inclusive os com dificuldade de visão pela idade avançada), de forma totalmente gratuita.

Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até textos e provas corrigidas voltadas para concursos públicos em geral. São emprestados sob a forma de fita K7, CD ou MP3.

Ajude divulgando o trabalho da Audioteca Sal!

Para ter acesso ao  acervo, basta se associar na nossa sede, que fica situada à Rua Primeiro de Março, 125- Centro, RJ. Ou pelo site, não precisa ser morador do Rio de Janeiro.

A outra opção foi uma alternativa que se criou, face à dificuldade de locomoção dos deficientes na nossa cidade.

Os livros podem ser solicitados por telefone,  escolhendo o título pelo site, e enviaremos gratuitamente pelos Correios.

A nossa maior preocupação reside no fato que, apesar do governo estar ajudando imensamente, é preciso apresentar resultados. Precisamos atingir um número significativo de associados, que realmente contemplem o trabalho, senão ele irá se extinguir e os deficientes não poderão desfrutar da magia da leitura.

Só quem tem o prazer na leitura, sabe dizer que é impossível imaginar o mundo sem os livros...

Ajudem-nos, Divulguem!
Atenciosamente,

Christiane Blume - Audioteca Sal e Luz. Rua Primeiro de Março, 125- 7º
Andar. Centro - RJ. CEP 20010-000

Fone: (21) 2233-8007

Horário de atendimento: 08:00 às 16:00 horas

http://audioteca.org.br/noticias.htm

domingo, 19 de setembro de 2010

Rio Tiete

O Rio Tietê percorre o estado de São Paulo de leste a oeste. Nasce em Salesópolis, na Serra do Mar, a 840 metros de altitude e não consegue vencer os picos rochosos rumo ao litoral. Por isso,ao contrário da maioria dos rios que correm para o mar, segue para o interior, atravessa a Região Metropolitana de São Paulo e percorre 1.100 quilômetros, até o município de Itapura, em sua foz no rio Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul. Em sua jornada banha 62 municípios ribeirinhos e seis sub-bacias hidrográficas, em uma das regiões mais ricas do hemisfério sul.
Em Tupi, Tietê significa "caudal volumoso". O significado histórico e o papel econômico desse rio é  conferem a sua grande importância para o país.
O Tietê está diretamente ligado às conquistas territoriais, realizadas pelos Bandeirantes que desbravaram os sertões, fundando povoados e cidades ao longo de suas margens.
A Bacia Hidrográfica do Tietê
A necessidade de promover a recuperação ambiental e a manutenção de recursos naturais escassos como a água, fez com que, a partir da década de 70, o conceito de bacia hidrográfica como unidade de planejamento passasse a ser difundido e consolidado no mundo.
Para trabalhar a questão da água doce no Brasil é preciso entender as características e as dinâmicas das principais bacias hidrográficas e rios do pais. A bacia do Rio Tietê é uma unidade hidrográfica da Bacia do Rio Paraná, composta por seis sub-bacias: Alto Tietê, onde está inserida a Região Metropolitana de São Paulo; Piracicaba; Sorocaba/Médio Tietê; Tietê/Jacaré; Tietê/Batalha e Baixo Tietê. 


A bacia hidrográfica do Alto Tietê corresponde a área drenada pelo rio Tietê, desde sua nascente em Salesópolis, até a Barragem de Rasgão. Com uma área de 5.985 km², com grande superfície urbanizada, composta por 35 municípios. É considerada uma das bacias mais complexas do país no que se refere à gestão ambiental, principalmente por decorrência das profundas alterações causadas aos seus rios por diversas obras hidráulicas e pelo modelo de urbanização adotado no último século. 

As alterações nos regimes hidrológicos e hidráulicos e a poluição  dos rios, somadas ao fato da Região Metropolitana de São Paulo ser uma das áreas de maior adensamento urbano do mundo, com uma população em torno de 17,8 milhões de habitantes, com previsão de atingir 20 milhões em 2010, resulta numa baixa disponibilidade de água por pessoa, com índices comparáveis às áreas mais secas do Nordeste Brasileiro.

Apesar de apresentar índices pluviométricos na faixa de 1.400 mm por ano e de ter sido conhecida como a "terra da garoa", a baixa disponibilidade hídrica ocorre também por estar localizada numa região de cabeceiras. Os principais contribuintes do Rio Tietê, na sua cabeceira, são os Rios Claro, Paraitinga, Jundiaí, Biritiba-Mirim e Taiaçupeba, que juntamente com o próprio Tietê compõem os mais importantes mananciais de abastecimento da região, formados pelos reservatórios  de Ponte Nova, Jundiaí e Taiaçupeba, projetados para abastecimento público e, secundariamente, para controle de enchentes.

A área urbana da bacia ocupa aproximadamente 37% de seu território e, apesar das taxas de crescimento populacional estarem sofrendo acentuada diminuição, isto não se reflete  na contenção da expansão da mancha urbana. A expulsão da população de baixa renda para a periferia das cidades agrava a degradação ambiental, em especial as áreas de proteção de mananciais e as várzeas.
 
 

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Fonte da vida


Dia 10 e 11 a equipe da AVEPEMA (associação do verde e meio ambiente) realizou o primeiro módulo do curso de capacitação do projeto "Fonte da Vida", foi realizado em um Hotel em Cotia, tive a satisfação de ser atuar como  coordenadora pedagógica e um d@s Facilitad@res.

Objetivo do projeto: Capacitar os professores da rede pública municipal, estadual e particular para o entendimento das questões relativas à escassez e a importância da água e do funcionamento do SIGRH. Capacitar os professores para elaborar projetos ambientais na comunidade escolar.

 Foram dois dias de muito trabalho e convivência com pessoas maravilhosas, tivemos a oportunidade de trabalhar com introdução aos conceitos do diálogo, educação e a questão socioambiental da águaconceito e delimitação de bacias hidrográficas, conceituação do comite de bacias hidrográficas, introdução à percepção ambiental com o mapeamento do local, introdução a metodologia de prejeto e mobilização da comunidade envolvida, criação do plano didático.

Para uma descontração comprometida recebemos, com muita satisfação na noite cultural (sexta feita), o Zé do Paraíba, um personagem criado pelo do Prof. Lázaro Tadeu Ferreira da Silva que trabalha com mobilização e programas referentes as questões  do Rio Paraíba no projeto PAI ( Programa ambiental interativo). 

Nosso próximo encontro será no dia 29 e 30 no qual os educadores estarão apresentando o plano didático e o painel de projetos, (temas, idéias, etc)  teremos  oficinas de projetos onde os mesmos elaborãrão seus projetos e voltarão para a comunidade escolar para a implantação.

Agradeço a todos os educadores que participaram, foram momentos de imensa satisfação e construção de conhecimento.
Agradeço também a todos da equipe técnica:

Coordenadora Pedagógica e facilitad@r- Elisabeth Barbosa
Técnico de Recursos Hídricos e Facilitad@r  - Antonio De Angelis
Técnico - Raul Felipe Lima
Administrativo - Edilaine Garcia
Equipe Técnica: Cláudia Soares;juliana Imparato;Ana Paula Ultramari;João Puga; Soraia Escarlete; Wagner Maia Souto;Tatiana Galan.

É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática. (Paulo Freire)

 
Apresentando a Produção sobre o Diálogo, Educação e a questão Socio Ambiental

                                             Mural de produções

                                  Delimitando a bacia hidrgráfica com Facilitador De Angeles

 Percepção ambiental - mapeamento da região

Plano didátido - boneco do projeto

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Manual de Indicadores Ambientais

No caminho para a sustentabilidade, a indústria deve assumir sua responsabilidade na construção de um novo modelo de crescimento. Os Sistemas de Gestão Ambiental são um bom exemplo do que já é feito para incorporar a questão ambiental na cultura das organizações.

O setor empresarial reconhece a importância de gerenciar e avaliar seus aspectos ambientais. No entanto, muitos ainda têm dúvidas sobre como dar início a esse processo.

Como melhorar o desempenho ambiental? Que mudanças de atitudes a sociedade exige? Que ações são significativas para o meio ambiente? Ao implementarem ações para a melhoria de desempenho, quais são os aspectos ambientais significativos de cada atividade? Como definir bons indicadores ambientais? O que medir, como e por quê?

Desenvolvido pela FIRJAN em parceria com o SEBRAE-RJ, o Manual de Indicadores Ambientais - Instrumentos de Gestão Ambiental compila informações que respondem a essas e outras perguntas, contribuindo para a promoção da sustentabilidade no setor empresarial.

No caminho para a sustentabilidade, a indústria deve assumir sua responsabilidade na construção de um novo modelo de crescimento. Os Sistemas de Gestão Ambiental são um bom exemplo do que já é feito para incorporar a questão ambiental na cultura das organizações.

O setor empresarial reconhece a importância de gerenciar e avaliar seus aspectos ambientais. No entanto, muitos ainda têm dúvidas sobre como dar início a esse processo.

Como melhorar o desempenho ambiental? Que mudanças de atitudes a sociedade exige? Que ações são significativas para o meio ambiente? Ao implementarem ações para a melhoria de desempenho, quais são os aspectos ambientais significativos de cada atividade? Como definir bons indicadores ambientais? O que medir, como e por quê?

Desenvolvido pela FIRJAN em parceria com o SEBRAE-RJ, o Manual de Indicadores Ambientais - Instrumentos de Gestão Ambiental compila informações que respondem a essas e outras perguntas, contribuindo para a promoção da sustentabilidade no setor empresarial.

Baixe o Manual de Indicadores Ambientais (arquivo PDF - 859 Kb)
http://www.firjan.org.br

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

"Kassab libera prédio popular em área verde" - O Estado de S.Paulo

"Kassab libera prédio popular em área verde" - O Estado de S.Paulo
Publicado em: 03/08/2010 - 11:53

Objetivo é facilitar construção de apartamentos ao redor das Represas Billings e Guarapiranga, que estão em processo de reurbanização

Diego Zanchetta

Um decreto do prefeito Gilberto Kassab (DEM), publicado sábado no Diário Oficial da Cidade, permite a construção de habitações de interesse social (HIS) em Zonas de Preservação Permanente (Zepam) de São Paulo e outras áreas com restrições de uso residencial. A medida depende de alvará da Prefeitura.

O decreto tem como objetivo, segundo o governo, facilitar a construção de conjuntos populares verticais nas áreas próximas das Represas Billings e Guarapiranga, onde está em andamento há três anos um projeto para a reurbanização de 64 favelas, nas quais moram cerca de 1 milhão de pessoas. A norma não abre brecha para empreendimentos na região da Serra da Cantareira, onde uma recente lei estadual congelou novas edificações em 5 milhões de metros quadrados.

O Plano Diretor de 2002 veta qualquer construção em área de preservação. Agora, porém, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab) poderão erguer conjuntos populares perto das principais represas da cidade se tiverem autorização da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. A nova regra também permite a construção de conjuntos habitacionais em outras áreas com restrição de uso residencial, como as Zonas de Preservação Cultural (Zepecs) e as Predominantemente Industriais (ZPIs).

A Secretaria Municipal de Habitação informou que o decreto "é uma normatização" que também vai facilitar a construção de prédios populares na Nova Luz, perto de equipamentos culturais protegidos pelo patrimônio histórico, como a Sala São Paulo e a Pinacoteca.

A administração municipal nega que o decreto altere a lei de zoneamento em vigor, de julho de 2004. Segundo a pasta de Habitação, com o Plano Diretor hoje "só são possíveis as construções de casas sobrepostas para os moradores removidos de ocupações irregulares da Billings e da Guarapiranga".

Com o decreto, os prédios populares também poderão ser liberados nessas áreas, informa a Habitação. O apartamento em prédio de HIS, construído com isenções fiscais que podem deixar o imóvel até 60% mais barato, pode ter até 67 metros quadrados, conforme o novo "desenho universal" adotado por CDHU e Cohab. Antes, a metragem máxima para o recebimento dos incentivos era de 52 metros quadrados. A nova regra não vale para as regiões de operação urbana, como Água Branca, na zona oeste.

Mudança. Questionada se a regra não pode levar a um boom imobiliário nas áreas verdes no entorno de mananciais, a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Habitação afirma ainda que só serão liberados empreendimentos "mediante justificativa social".

O governo diz que "dada a escassez de terrenos para construção de HIS no município, há tempos estudam-se soluções para viabilizar o aumento dessa produção"

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Seminário Internacional Direitos Humanos recebe inscrições até domingo (8) A- A+

Dos dias 16 à 19 deste mês, o Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDH) da Universidade Metodista, localizada em São Bernardo do Campo (SP), realizará o I Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos, que discutirá o tema "Educação e Religião na América Latina: Memória, Justiça, Libertação". O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas até o próximo domingo (8), através do link: https://www.metodista.br/congressos/inscricoes/inscricao.php?codacont=391.

O objetivo do seminário é promover uma ampla reflexão na área dos Direitos Humanos (DH). É estimada a participação de 300 pessoas em cada sessão do evento, divididas entre conferências e mesas-redondas.

A coordenadora do NEDH, Roseli Fischimann, comentou a importância de se discutir sobre a temática da Educação e Religião na América Latina, já que a religião e toda a sua pluralidade, influenciam, fortemente, na educação de toda a sociedade. "São infinitas as possibilidades de falar sobre educação e religião, já que elas estão presentes na conquista do continente, na cultura e na educação", observou.

"A religião tem momentos polêmicos", disse. "Por exemplo, a Igreja Católica tem momentos ambivalentes, já que existe a divisão de grupos dentro da igreja que defendem determinados assuntos, enquanto outros são contrários aos mesmos temas. O Pluralismo político dentro da religião reflete diretamente na educação", afirmou.

Ela citou ainda o machismo e o autoritarismo tão característicos no continente latinoamericano. "Sem dúvida, a questão do machismo está ligada à educação e religião, já que nós temos um passado de religiões que têm cunhos autoritários e machistas, que refletem na educação", ressaltou.

A abertura do evento acontecerá na segunda-feira (16). No dia seguinte, 17, o professor argentino, radicado no México Enrique Dussel, um dos fundadores do movimento da Filosofia da Libertação, abrirá a primeira conferência que debaterá a questão "Transmodernidade, interculturalidade e Direitos Humanos". Em seguida, uma mesa-redonda coordenada por Roseli Fischmann, aborda os "Caminhos da Pesquisa em Filosofia, Educação e Ciências da Religião".

Já na quarta-feira (18), a especialista em Educação em Direitos Humanos, Vera Candau, comandará a conferência sobre "Educação em/para Direitos Humanos na América Latina". A mesa-redonda do dia segue abordando questões sobre "Temas de Educação em Direitos Humanos: limites e possibilidades da pesquisa".

A última conferência do Seminário Internacional na Metodista, na quinta-feira (19), será sobre "A experiência da Comissão de Verdade e Reconciliação no Peru e o papel da Universidade", tendo a frente o presidente da Comissão de Verdade e Reconciliação do Peru (2001-2003), professor Salomón Lerner. Seguindo a mesma temática, a última mesa-redonda do evento debaterá as "Comissões de Memória, Regimes Autoritários e Democracia".

A expectativa, segundo a coordenadora, "é a de conseguir prestar serviço à toda a comunidade acadêmica e à sociedade em geral, podendo promover e fortalecer essa temática de DH". Roseli comentou que após a realização deste primeiro seminário e de acordo com a receptividade do público, é que começarão a pensar no próximo evento da série pensada pelo NEDH, que segundo ela, deve acontecer no próximo ano.

O evento é aberto ao público e será realizado no anfiteatro Sigma, do Campus Rudge Ramos, da Metodista, em São Bernardo do Campo (SP).
Rua Alfeu Tavares, 149 - Bairro Rudge Ramos - São Bernardo do Campo/SP

Mais informações pelo site: http://www.metodista.br/nedh/eventos/i-semana-de-educacao-em-direitos-humanos.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

**O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ ACABA DE BEBER UMA LATA DE REFRIGERANTE* *

Quando você acaba de beber um refrigerante ( Prof. Dr. Carlos Alexandre Fett /Faculdade de Educação Física da UFMT)
Laboratório de Aptidão Física e Metabolismo - 3615 8836

Primeiros 10 minutos:
10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente..
Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.

20 minutos:
O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina.
O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura (É muito para
este momento em particular).

40 minutos:
A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras..

45 minutos:
O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como com a heroína..)

50 minutos:
O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o
metabolismo.
As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina,
ou seja, está urinando seus ossos, uma das causas das OSTEOPOROSE.

60 minutos:
As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina.
Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam. .
Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar. Ficará irritadiço.
Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para
fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo.

Pense nisso antes de beber refrigerantes.
Se não puder evitá-los, modere sua ingestão!
Prefira sucos naturais.
Seu corpo agradece!*

Refrigerantes aceleram processo de envelhecimento

Segundo pesquisadores, os altos níveis de fosfato presentes nos refrigerantes contribuem para o avanço dos sinais de envelhecimento

Já é de conhecimento público que os especialistas classificam os refrigerantes como inimigos da saúde, pois carregam boas doses de açúcar e sódio, que favorecem o ganho de peso e retém líquido.

Agora, a ciência aponta mais um motivo para bebê-los com moderação. Uma pesquisa da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, apresenta os altos níveis de fosfato encontrados na bebida como um dos fatores de aceleramento do envelhecimento precoce.

Segundo os pesquisadores, elevados níveis de fosfato podem acelerar os sinais de envelhecimento, aumentando a prevalência de doenças relacionadas com a idade, como doença renal crônica e calcificação cardiovascular, além de induzir à atrofia muscular e da pele.

Para chegar a tal conclusão, os pesquisadores analisaram os efeitos do nutriente em 200 voluntários e os resultados foram surpreendentes: dos 200 voluntários avaliados durante seis semanas de pesquisa, 90 apresentaram sinais de envelhecimento celular após consumir dois copos de refrigerante por dia.

Sessenta tiveram sintomas de doença renal, e apenas 50 não sofreram nenhuma alteração com a ingestão da bebida. De acordo com os pesquisadores, quando o fosfato entra no organismo, reage com as substancias responsáveis pelo metabolismo celular acelerando o processo de envelhecimento.

O fosfato é encontrado naturalmente em alguns grãos, leite, gema do ovo, mas é adicionado em quantidades maiores em refrigerantes, chocolates, pirulitos, balas, doces industrializados, sorvetes, ketchup, maionese e pratos prontos, incluindo os congelados.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Consumo consciente...além da mercadoria embalável



Educomunicação
As relações entre a comunicação e a educação vem sendo chamadas de Educomunicação . Os educomunicadores preocupados com a educação e com a comunicação, os meios de comunicação e informação estão mais presentes do que nunca , criando verdades, fomentando subjetividades, criando  valores, produzindo  reproduzindo discursos e fantasias.
A  formação das pessoas, cada vez menos é tarefa exclusiva da família e da escola, tampouco de pais e professores. Os meio de comunicação em especial, a internete, o rádio e a televisão, influenciam muito na maneira que as pessoas se comportam.
A relação entre a Educação e comunicação /informação  não é tão óbvia e extrapola a concepção de ”educar para a mídia e do pensar a mídia como um espaço educativo, de formação”, o professor Ismar de Oliveira Soares, coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP afirma  que: “Um conceito nasce quando vários indivíduos, organizações, grupos se vêm trabalhando sob um mesmo viés, enxergam nesse trabalho uma nova epistemologia e cunham um novo conceito. É assim com a educomunicação”.
Educomunicar seriauma forma de ação para a criação e o fortalecimento de ambientes comunicativos, abertos e democráticos, em espaços educativos formais e informais, introduzir uma forma dialígica para possibilitar uma troca de idéias sobre a forma de melhor aproveitar a informação e comunicação presente em todos os ambitos da vida humana.
Quando ligamos a televisão, o rádio, conectamos a internet...estamos consumindo você já pensou nisso???
Consumo Consciente
Consumo é o ato de adquirir e usar bens de consumo, alimentos e recursos naturais, conssumo consciente é fazer tudo isso  de forma a não exceder as necessidades, não exagerar, “necessário somente o necessário, o extraordinário é de mais...) . Além de ser uma questão de cidadania, as atitudes de consumo consciente ajudam a preservar o meio ambiente e o nosso bolso. 
Algumas dicas  de práticas visando o consumo consciente:
 - Comprar roupas, alimentos e outras mercadorias na medida certa para o consumo individual ou da família, visando evitar ao máximo o desperdício;
- Gastar água e energia somente o necessário, evitando ao máximo o desperdício;
- Optar pelo uso de combustíveis verdes (biocombustíveis), evitando os combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc.);
- Reutilizar produtos e bens naturais sempre que possível;
- Adquirir eletrodomésticos (geladeiras, microondas, etc) que funcionem com baixo consumo de energia elétrica;
- Promover a separação e reciclagem do lixo;
- Usar sistemas que evitem o desperdício de água e energia nas residências;
- Utilizar crédito (financiamento, cartão de crédito, crediário) com muita responsabilidade e sempre fazendo as contas para verificar se as compras não vão comprometer o orçamento;
- Valorizar e adquirir produtos de empresas que demonstram preocupações sociais e ambientais;
- Adquirir produtos somente com emissão de  nota fiscal;
- Cobrar das empresas, através de sugestões construtivas, a melhoria de produtos e serviços, visando a redução do impacto ambiental;
- Divulgar e participar, sempre que possível, de campanhas que visem a prática do consumo consciente;
- Utilizar sacolas retornáveis para transportar os produtos adquiridos em supermercados;
- Valorizar o consumo de produtos orgânicos (produzido sem agrotóxico) que, além de serem benéficos à saúde, a produção envolve práticas de respeito ao meio ambiente.
- Evitar ser envolvidos em campanhas publicitárias em qualquer tipo de midia;
- Saber porque os programas televisivos são da forma que são;
- Ter um olhar critico à qualquer produto midiático.
Se você conseguir fazer isso está colaborando muito com o planeta e com a oreservação de sua esécie..que afinal somos parte do ambiente.

sábado, 19 de junho de 2010

José Saramago

 Pudesse eu, e fecharia todos os zoológicos do mundo. Pudesse eu, e proibiria a utilização de animais nos espectáculos de circo. Não devo ser o único a pensar assim, mas arrisco o protesto, a indignação, a ira da maioria a quem encanta ver animais atrás de grades ou em espaços onde mal podem mover-se como lhes pede a sua natureza. Isto no que toca aos zoológicos. Mais deprimentes do que esses parques, só os espectáculos de circo que conseguem a proeza de tornar ridículos os patéticos cães vestidos de saias, as focas a bater palmas com as barbatanas, os cavalos empenachados, os macacos de bicicleta, os leões saltando arcos, as mulas treinadas para perseguir figurantes vestidos de preto, os elefantes mal equilibrados em esferas de metal móveis. Que é divertido, as crianças adoram, dizem os pais, os quais, para completa educação dos seus rebentos, deveriam levá-los também às sessões de treino (ou de tortura?) suportadas até à agonia pelos pobres animais, vítimas inermes da crueldade humana. Os pais também dizem que as visitas ao zoológico são altamente instrutivas. Talvez o tivessem sido no passado, e ainda assim duvido, mas hoje, graças aos inúmeros documentários sobre a vida animal que as televisões passam a toda a hora, se é educação que se pretende, ela aí está à espera.
susi_336Perguntar-se-á a que propósito vem isto, e eu respondo já. No zoológico de Barcelona há uma elefanta solitária que está morrendo de pena e das enfermidades, principalmente infecções intestinais, que mais cedo ou mais tarde atacam os animais privados de liberdade. A pena que sofre, não é difícil imaginar, é consequência da recente morte de uma outra elefanta que com a Susi (este é o nome que puseram à triste abandonada) partilhava num mais do que reduzido espaço. O chão que ela pisa é de cimento, o pior para as sensíveis patas deste animais que talvez ainda tenham na memória a macieza do solo das savanas africanas. Eu sei que o mundo tem problemas mais graves que estar agora a preocupar-se com o bem-estar de uma elefanta, mas a boa reputação de que goza Barcelona comporta obrigações, e esta, ainda que possa parecer um exagero meu, é uma delas. Cuidar de Susi, dar-lhe um fim de vida mais digno que ver-se acantonada num espaço reduzidíssimo e ter de pisar esse chão do inferno que para ela é o cimento. A quem devo apelar? À direcção do zoológico? À Câmara? À Generalitat?
P. S.: Deixo aqui uma fotografia. Tal como em Barcelona há grupos – obrigado – que têm pena de Susi, na Austrália também um ser humano se compadeceu de um marsupial vitimado pelos últimos incêndios. A fotografia não pode ser mais emocionante.

Esta entrada foi publicada em Fevereiro 19, 2009 às 12:22 am e está arquivada em O Caderno de Saramago

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Evento no Reciclazaro

O grupo Atitude Ambiental, formado por moradores do Jardim São Francisco em São Matheus,  compareceu para prestigiar o evento de Educação Ambiental que foi realizado pela instituição RECICLAZARO, eu estive e pude conferir muitas coisas interessantes, seguem algumas fotos.
O aquecedor solar feito com pet, nos no término  da oficina "pulseiras que falam" e o tour pela instituição, especificamente conhecendo a horta.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

A Escolha Profissional !!!! O que você vai ser quando crescer?????



Orientação Vocacional e Profissional auxilia você a encontrar uma identidade profissional, ao mesmo tempo em que favorece a elaboração de um Projeto de Vida.

Objetivos
·         Oferecer condições para que você possa fazer uma escolha profissional integrada e consciente;
·         Refletir sobre as escolhas e associar o conhecimento das profissões, com o auto-conhecimento;
·         Despertar a necessidade de auto-conhecimento e análise de suas características pessoais, valores, interesses, potencial e talentos;
·         Proporcionar uma orientação personalizada sobre as profissões, cursos e mercado de trabalho, de acordo com os seus interesses e o seu perfil.
Duração
·           2 meses de duração
·           encontros de uma vez por semana – por duas horas
Processo
A estrutura do programa visa atender grupos com no mínimo 6 (seis) pessoas e no máximo 10 (dez), permitindo que todos os participantes tenham a oportunidade de integração, troca de experiências e vivências, com atendimento personalizado.

Ao final do processo, na sessão devolutiva é entregue um Laudo Psicológico e Vocacional contendo: Avaliação da Personalidade, Gráfico Demonstrativo, Parecer Conclusivo, visando a área e cursos específicos, com explicação e discussão dos resultados obtidos e da conclusão.

Todas as atividades serão desenvolvidas a partir de Entrevista Individual, Dinâmicas de Grupo, Jogos e Vivências, Grupos de Discussão e atividades de pesquisa e leitura.

Todo o material utilizado no desenvolvimento das temáticas, bem como na aplicação dos testes psicológicos e apostilas serão fornecidos no decorrer do desenvolvimento do programa, e estão inclusos no valor das sessões. 

O interessado entra em contato telefônico ou eletrônico (11 38546997 ou 11 38546995 u 26944866 (cel)/ bethbehavior@hotmail.com) manifestando sua vontade de participar de um grupo. Entraremos em  contato informando as datas e horários e investimento do grupo mais próximo.

Local : consultório Rua Jarinu 484 – Tatuapé.
Local : Local cedido dentro da comunidade.