ìndice

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Dia do Habitat

O Dia Mundial do Habitat é celebrado hoje, 04 de Outubro, para se refletirmos sobre o estado das cidades e os direitos dos seres humanos a uma vida digna.
Organização das Nações Unidas em Outubro de 1985, instituiu essa data  com o objetivo de enfatizar o mundo sobre a responsabilidade coletiva pelo futuro do habitat da humanidade, e por consequência de todos os integrantes  da terra sejam seres bióticos ou abióticos.
Essa data é para marcar o nosso desafio em manter o  futuro elevando  a consciência sobre a necessidade de melhor planificação das ações de urbanização,  modernização ou ainda de desenvolvimento e incentivar  que essas ações sejam  práticadas de forma à preservar o pouco que nos resta e restaurar o que é possível da natureza.
Nos países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento, as cidades sentem os efeitos das mudanças climáticas, a redução de recursos, a insegurança alimentar, o crescimento populacional e instabilidade economica são fatores  que transformam a vida nos centros urbanos em uma vida de péssima qualidade.
No nosso país, em vias de desenvolvimento assim como em outros , continuamos a presenciar  índices elevados de urbanização e sua  as consequências, assentamentos precários sem infraestrutura adequadas para atender a procura das populações urbanas crescentes, enfim o  desrespeito aos direitos humanos.
Com mais de metade dos habitantes do mundo vivendo  em áreas urbanas e com as expectativas de crescimento em alta , não há dúvidas, que precisamos de uma  “agenda urbana”, uma prioridade mundial.
No Brasil devemos apoiar a permacultura urbana, com isso poderíamos corrigir o crescimento irregular da cidade e os seus efeitos negativos ao meio ambiente, proorcionando aumento na qualidade de todos os integrantes do meio ambiente.
O meu habitat é o meio ambiente, minha casa é a terra, e minha morada minha casa.
Qual é o seu Habitat???

Nenhum comentário: