ìndice

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Sindrome de pânico não é frescura



Tenho sintomas estranhos que surgem do nada e são acompanhados por uma intensa sensação de medo e perigo, acho que vou morrer ou enlouquecer. Essas são palavras de alguém que provavelmente está passando por  uma doença psiquiátrica muito comum, a síndrome do pânico.

Quando enfrentamos uma situação real de perigo, como um assalto, o corpo reage com tremedeira, suor e coração disparado, entre outros sintomas, isso é normal,  mas quando aparentemente tudo está tranquilo,  sentir essas alterações  é sinal de que há algo errado e deve ser investigado por um profissional em psiquiatria e psicologia.

A síndrome ou transtorno do pânico é uma doença psiquiátrica que atinge cerca de 3,5% da população, principalmente as mulheres. "A característica mais marcante da crise de pânico é que ela é espontânea, não desencadeada por um motivo específico. Muitas vezes, num momento tranquilo, ela pode surgir, repentinamente", alerta Sergio B. Cabral, médico supervisor do Programa de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.

As causas do problema ainda não são conhecidas. 

Como são as crises:

Um ataque de pânico costuma no máximo dez minutos, mas eles parecem horas  para quem sente. Veja os sintomas mais comuns:

- Medo

- Desespero

- Falta de ar

- Tontura

- Formigamento

- Coração disparado (taquicardia)

- Náuseas

- Sudorese

- Tremores

- Aperto ou dor no peito

- Desconforto abdominal

- Sensação de morte iminente

- Sensação de estar enlouquecendo

Síndrome do Pânico não é frescura é doença
 
Muitas pessoas não conseguem trabalhar ou sair de casa sozinhas por receio de sofrer uma crise de pânico. Existem remédios que impedem o aparecimento de novas crises. Mas eles devem ser associados à psicoterapia.
Quando você tem uma febre essa é a sinalização de  uma doença física, você faz alguns exames seja laboratoriais ou físico detecta a infeçção ou outra coisa, você toma remédio a febre desaparece e a doença com o tratamento também. No pânico é um pouco diferente, a causa não pode ser detectada com exames laboratoriais só o físico, através da descrição dos sintomas relatados por você,  você toma a medicação os sintomas vão diminuindo a psicoterapia auxilia você a lidar com os fatores desencadeantes, alterando seu comportamento/pensamento, uma vez que a significação que você dá para os eventos é de extrema importância no determinante desencadear ou não a crise.


Se tiver alguma dúvida deixe a sua pergunta no comentário.

Nenhum comentário: