ìndice

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Auto sabotagem: Você é seu inimigo



    Algumas pessoas temem não conseguir realizar seus sonhos, mesmo que estejam preparados para tais realizações, a frase que “fixa na mente” é que “não dará certo”. Caso alguém pergunte “e se der certo?”, a pessoa não consegue responder, ela não consegue nem pensar nessa possibilidade, a negatividade ocupa 100% de seus pensamento.
O projeto está pronto para não dar certo é o que chamamos de “profecia auto realizadora” a pessoa quando, por acaso, consegue iniciar o projeto é   “para não dar certo”, e no final dizer “Tá vendo eu sabia que não ia dar certo”.
A sensação para quem está de fora é que  pessoas se sabotou, tudo foi planejado corretamente, com detalhes, contudo ocorreu algo “inesperado”  e tudo desmoronou. Esse algo é encarado como involuntário ou casual, mas não é. Esse algo foi programado para acontecer e a pessoa continuar mantendo o padrão conhecido, se manter na zona de conforto mesmo que esse conforto seja desconfortável a pessoa sabe como sobreviver.
     Ser feliz parece proibido para essas pessoas. A felicidade parece incomodar, gerar ansiedade e desconforto. O eu “não mereço ser feliz”, a felicidade traz culpa,   diante da possibilidade  do sucesso a pessoa não se sente merecedora, sente como se aquilo fosse acabar logo, que não adianta viver aquele momento uma vez que acabará  a qualquer momento. A falta de coragem impede que a pessoa assuma  a felicidade faz com que assuma as  vozes destrutivas como verdadeiras acreditando nelas e seguindo as suas ordens, ordens da derrota.
Dessa forma o princípio da auto sabotagem está nos nossos pensamentos, nos chamados  aspectos psicológicos, que são as crenças limitantes, (geralmente estão ligadas a experiências de dor, sentimentos de fracasso ou medo); crenças conflitantes (quando você tem algo pensa que alguém teve que perder para você  ganhar ou que é muito perigoso pode ser sequestrado, se você não tem acredita que é injustiçado ou que deve merecer não ter dinheiro está pagando por algo errado que fez, que é incapaz de conseguir melhorar financeiramente)  , crenças sobre si mesmo (identidade – basear sua identidade no passado, uma pessoa que foi traída, está em outro relacionamento e assume a identidade de “traída” será uma eterna sofredora, uma mulher que o marido falece ela assumi para sempre a identidade de “casada” nunca se libertará para um novo relacionamento ), pensamentos negativos e também, crenças sobre aquilo que você acredita ser capaz de realizar ou não.
As crenças são formadas desde a infância a partir de nossas relações com as pessoas e com o ambiente. Os resultados de nossas relações, convivência com as outras pessoas, quando são transformadas em valores, regras ou crenças, e essas crenças/regras muitas vezes são tidas como verdades incondicionais, tornando-se rígidas se essas experiências que originaram tais crenças/regras foram  negativos tendem a formarem crenças negativas, sabotadoras. Se forem positivas tendem a criara crenças/regras positivas, pessoas de sucesso.

Exemplos de crenças/regras
Positiva: “Posso aprender tudo que eu quiser” , “confio em minha capacidade”
Negativa: “não consigo emagrecer” “por mais que me esforce nunca conseguirei um namorado”.

Esses pensamentos são repetitivos, assim como o castigo imposto a Sífico, um personagem da mitologia grega, recebeu uma punição exemplar: rolar diariamente uma pedra montanha acima até o topo. Ao chegar ao topo, o peso e o cansaço promovidos pela fadiga fariam a pedra rolar novamente até o chão e no outro dia ele deveria começar tudo novamente e assim para todo o sempre. Portanto é necessário quebrar esse ciclo, diferente de Sífico quem impôs o castigo foi você mesmo, e cabe você parar de empurrar a pedra.
Mesmo as crenças/regras sendo construídas a partir da infância, hoje não adianta se algemar  com o fracasso e  começar  a  auto sabotagem, procurando algo ou alguém para depositar a culpa pela não realização do sonho,  os pais, a companheira, o companheiro, o mundo, o mercado, o universo, o destino, eles não são os culpados.
Mudar o padrão é difícil, mas é muito mais difícil viver com a sensação de ser dependente, de não ser singular, de não poder conquistar coisas que desejamos sejam em situações profissionais ou pessoais..
Ainda mais quando entendemos que a resolução destes bloqueios está em nós mesmo, e que podemos de tomar a direção da vida e trocar nossos óculos e de ver o mundo com outros olhos, com olhos de quem quer ver a felicidade, retomar nossos ideais e viver a felicidade e não cultivar a infelicidade.
Assim, premie-se, elogie-se, recompense-se a cada passo que der em direção aos seus objetivos, cada pensamento positivo, cada passo que der na direção de seus sonhos.

Faça agora um rápido auto teste. Responda sinceramente, SIM ou NÃO.
        Você inventa desculpas constantes para não fazer determinada coisa, sobre a qual fala que precisa fazer a tempos? Sim (   )  Não (   )
        Você mantêm pelo menos 2 ou 3 objetivos/sonhos, que nunca concretiza? Ou ao menos inicia? Sim (   )  Não (   )
        Se analisar atentamente a sua fala, percebe que recorre constantemente à desculpa da falta de tempo, falta de oportunidade? Sim (   )  Não (   )
        Todos os anos, por exemplo, nas resoluções de Ano novo, promete algo a si próprio, com motivação e convicção acreditando que é mesmo desta vez vai prosseguir, mas os dias passam e você nunca começa, ou começa e para logo? Sim (   )  Não (   )
        Coloca a culpa no trabalho, nos filhos, nos pais ou outras áreas da sua vida, por não conseguir realizar o que realmente quer. Sim (   )  Não (   )
        Você sente frequentemente um sentimento de arrependimento profundo, por tudo o que não fez e por todas as oportunidades passadas que não agarrou, enquanto não percebe o presente. Sim (   )  Não (   )
        Frequentemente tem falas negativistas, como por exemplo, "Agora já não dá", "Já não tenho idade para isso", "agora é impossível" , "já não vale a pena tentar", "Já não sou capaz", etc. Sim (   )  Não (   )
        Sim (   )  Não (   )
Vamos a correção
Total de Sim (   )    Total de não (   ) 
Se você respondeu que SIM, a mais de quatro respostas, você é um auto sabotador, muito perigoso.
Se você respondeu que sim a quatro ou menos perguntas, então você pode estar se tornando um auto sabotador, reflita sobre as suas crenças/regras.
Se você respondeu que SIM, apenas a uma ou zero das perguntas, então você não é um auto sabotador, reflita sobre o seu sim.
No próximo número técnicas para se livrar da auto sabotagem, podem enviar perguntas para o e-mail elizabar@uol.com.br

Texto publicado na revista Mulher Moderna   set/out

Bibliografia consultada
Beck, J.: “Pense Magro”
R.  Stanley ; H. Patricia :“Ciclo da auto sabotagem”


Nenhum comentário: