ìndice

terça-feira, 15 de maio de 2012

AUTOSSABOTAGEM

 


Sabotagem /sabotador 

O conceito de sabotagem / sabotador envolve o conjunto de processos cognitivos (pensamentos, sentimentos e imagens) e corporais que fazem a pessoa  manter o status quo na sua vida apesar de “racionalmente”, compreender  as causas do seu sofrimento e da sua história pessoal. Na maioria dos casos para que a pessoas possa se ver como "sabotador" necessita de uma intervenção psicológica.

O sabotador, em si mesmo, não é bom nem mau, tem como missão se proteger de todo e qualquer risco associado à mudança mas, no limite, poderá acabar por tornar-se uma força de bloqueio ao crescimento.

O sabotador nunca será eliminado,  ele permanecerá sempre conosco como uma espécie de guardião das nossas tentativas de saída da zona de conforto (estilo de vida, hábitos, visão do mundo, métodos e práticas, preconceitos). O sabotador perderá o seu poder quando ao tomar consciência da sua existência, a pessoa  iniciar ações de distanciamento progressivo da sua zona conhecida, atrevendo-se a entrar na zona desconhecida e assumindo opções diferentes das habituais, mantendo o seu sabotador dominado.

As pessoas se comprometem, dizem querer a uma melhor qualidade de vida, mas, não conseguem atingir os resultados de forma permanente, ou ainda, desistem com facilidade, não tem persistência ou tem muitas recaídas. 

Podemos dizer que é a  autossabotagem.
A autossabotagem está presente na vida de todo mundo. Para umas pessoas em maior em grau, para outras e menor grau. Mas é certo que todo individuo tem um lado que deseja melhorar e outro lado que o freia, que não deseja sair da zona de conforto, medo do desconhecido.

 Por mais difícil que seja a situação de uma pessoa, ela está acostumada com aquela dificuldade, já se acostumou com os problemas existentes. Mudar, mesmo que seja para melhor, causa medo e resistência. Muitas vezes preferimos ficar numa dificuldade já conhecida do que mudar para algo melhor, porém desconhecido.

Estamos cheios de  armadilhas que impedem nosso desenvolvimento a melhora da qualidade de nossa vida.
Hoje eu li uma frase que me remeteu a escrever esse texto "PARECE Q TEM 2 PESSOAS DENTRO DA MINHA MENTE Q ESTÃO EM CONFLITO DIÁRIO , UMA FICA FALANDO NÃO COME ISSO , VAI FAZER EXERCÍCIOS , A OUTRA FICA FALANDO AI Q VONTADE DE COMER TAL COISA" é realmente essa a impressão, é  como se tivéssemos duas partes dentro nós. Uma parte deseja mudança  e expressa esse desejo de transformação de mudar os paradigmas, enquanto outra parte, a qual muitas vezes  nos damos conta ou entendemos , nos faz ter comportamentos  opostos, seja para nos manter da forma que estamos , seja para voltar a situação anterior ou mesmo para piorar nossa situação.

Vamos pensar: Nos apegamos à questão de resolver um determinado problema, seja ele qual for. Isso vira a nossa missão,uma questão que não sai de nossa cabeça, nosso objetivo de vida, razão maior da nossa existência.Sonhamos com esse problema resolvido, como será a nossa vida sem ele, o quanto estamos realizadas a partir de sua resolução. De repente, depois de várias tentativas, as vezes após anos de batalha..Bummm!!!! Aparece  a chance real de realização, de eliminar o problema, de mudar a situação atual, de realizar o sonho.Bate um medo, um vazio um sentimento de que quando ele acabar "o que serei eu", qual será o meu desejo agora? O que eu vou fazer depois? Qual será o meu objetivo de vida? Lutei por isso a tanto tempo.

Esses pensamentos podem não vir assim objetivamente, sem a ajuda de uma psicoterapia, contudo o sentimento de vazio, de arrependimento, vontade de fazer as coisas mais devagar, começar a colocar empecilho, procrastinar, encontrar milhares de desculpas para deixar de fazer....essas são algumas estratégias da auto sabotagem.

PENSE QUE:

- Mesmo que eu tenha medo de resolver esse problema, eu me aceito profunda e completamente

- Mesmo que eu tenha a apego a esse processo de resolver a questão ...

- Mesmo que tenha medo de ficar sem objetivos...

- Mesmo que eu sinta um vazio sem esse problema...

- Mesmo que esse problema seja a razão da minha vida...

- Mesmo que uma parte de mim não queira resolver esse problema...

- Mesmo que ainda não saiba o que fazer depois...

- Mesmo que eu tenha algum ganho mantendo esse problema (se souber qual é o ganho, cite)...

- Mesmo que precise me manter assim para agradar tal pessoa...

- Mesmo que eu precise me manter assim para desagradar (contrariar, me vingar, provar algo...) para alguém...

EU VOU MUDAR E MELHORAR A MINHA QUALIDADE DE VIDA.


Nenhum comentário: