Neste 15 de outubro, para comemorar o Dia do Consumidor Consciente, o  Ministério do Meio Ambiente (MMA) lança uma campanha em forma de  pergunta aos consumidores: "Onde está a sua ecobag?". O objetivo é  estimular o consumidor a levar a sua própria sacola retornável para as  compras e evitar as sacolas plásticas, que causam muitos prejuízos ao  meio ambiente -entopem bueiros, causam enchentes, poluem os mares e  matam tartarugas, que as comem, confundindo-as com alimentos marinhos. 
Um dos lemas da campanha é: "Para ser consumidor consciente não basta  ter sua linda sacola retornável de enfeite em casa, é preciso usá-la!"  Em 2009, o desafio de "Um dia sem sacolas plásticas" foi aceito, lembra o  MMA. Muitos cidadãos apoiaram a iniciativa e compararam ecobags e, em  um ano de campanha Saco é um Saco, fortalecida pela parceria com grandes  redes de supermercados e empresas, foi possível evitar o consumo de  cerca de 1 bilhão de sacolas plásticas. 
Segundo o ministério, a consciência sobre os impactos das sacolinhas  no meio ambiente cresceu, como também as vendas de ecobags. Seja como  item de venda, acessório fashion ou reflexo da preocupação ambiental, as  sacolas retornáveis se alastraram pelo Brasil. Agora, neste Dia do  Consumidor Consciente, o MMA quer perguntar a quem comprou as sacolas  retornáveis: onde estão elas? Estão sendo utilizadas? Se tantas ecobags  foram vendidas, por não se vê mais consumidores utilizando-as no  dia-a-dia? 
Os técnicos da pasta dizem que, depois de conscientizar a população, é  preciso mudar velhos hábitos na prática. Por isso, os consumidores  estão sendo convocados a tirarem suas ecobags do armário de casa ou do  porta-malas do carro, para transportarem tudo o que consumirem, sejam as  compras de supermercado, de roupas, de livros, de eletrônicos ou de  brinquedos. 
No Brasil , estima-se que 1,712 milhão de sacolas plásticas são  consumidas a cada hora, ou seja, 41 milhões em 24 horas, 1,25 bilhões  por mês e 15 bilhões por ano. 
Incentivo do setor privado 
Neste ano, grandes empresas também toparam o desafio e estão apoiando  a campanha. A Unilever doou mil sacolas retornáveis, que serão  distribuídas pelo Homem-Ecobag no dia 15 de outubro, no estande do MMA,  montado na 29ª Feira do Livro de Brasília, que acontece no Pavilhão de  Exposições do Parque da Cidade. 
Quem passear pela feira também ganha fitinhas do estilo Senhor do  Bomfim, doadas pelo Carrefour, com mensagens personalizadas para lembrar  o brasileiro a levar sua ecobag quando for às compras. Ao todo, serão  distribuídas duas mil fitinhas na Feira do Livro. Outras duas mil  fitinhas doadas pela rede de supermercados serão distribuídas pela  Secretaria do Ambiente do Rio de Janeiro para as pessoas que passarem  pela Cinelândia ou pela Praça XV, no centro do Rio.
Ainda no dia 15, o Carrefour distribuirá mais 2 mil fitinhas em São  Paulo, na loja de Pinheiros, e promoverá o Dia da Sacola Cheia, para  divulgar o Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis do MMA e  apresentar os resultados alcançados nas lojas de Piracicaba e Jundiaí,  ambas no interior de São Paulo, onde as sacolas plásticas foram banidas.  No mesmo dia, o Carrefour lança na web o vídeo "Onde está sua ecobag?".  A ideia é ampliar a divulgação da campanha e contagiar os internautas  para que o vídeo se torne uma verdadeira febre online. 
Durante todo o dia 15, as operadoras de celular, TIM e Vivo, vão  enviar mensagens sobre consumo consciente aos seus mais de 40 mil e 66  mil seguidores do Twitter. Já a livraria Saraiva vai distribuir 150 mil  marcadores de páginas do Dia do Consumidor Consciente nas lojas da rede,  que ainda terão banners instalados com a identidade visual da campanha  Saco é um Saco.
Curtas de animação
O MMA e o Ministério da Cultura lançam a segunda edição do concurso  de curtas de animação, o 2 CineAmbiente, no Jardim Botânico do Rio de  Janeiro, às 16h. Na oportunidade, serão exibidos em primeira mo os  curtas premiados no 1ºCineAmbiente, promovido em 2009. 
Para o 2º CineAmbiente serão selecionados dez projetos e cada um  receber R$ 20 mil para produções de 1 minuto sobre o tema Consumo  Sustentável e Biodiversidade. A principal janela de exibição dos curtas  será o circuito Tela Verde do MMA e das TVs públicas. As inscrições  ficam abertas até 20 de novembro.
Republica federativa do Brasil - MMA
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