ìndice

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Consumo consciente...além da mercadoria embalável



Educomunicação
As relações entre a comunicação e a educação vem sendo chamadas de Educomunicação . Os educomunicadores preocupados com a educação e com a comunicação, os meios de comunicação e informação estão mais presentes do que nunca , criando verdades, fomentando subjetividades, criando  valores, produzindo  reproduzindo discursos e fantasias.
A  formação das pessoas, cada vez menos é tarefa exclusiva da família e da escola, tampouco de pais e professores. Os meio de comunicação em especial, a internete, o rádio e a televisão, influenciam muito na maneira que as pessoas se comportam.
A relação entre a Educação e comunicação /informação  não é tão óbvia e extrapola a concepção de ”educar para a mídia e do pensar a mídia como um espaço educativo, de formação”, o professor Ismar de Oliveira Soares, coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP afirma  que: “Um conceito nasce quando vários indivíduos, organizações, grupos se vêm trabalhando sob um mesmo viés, enxergam nesse trabalho uma nova epistemologia e cunham um novo conceito. É assim com a educomunicação”.
Educomunicar seriauma forma de ação para a criação e o fortalecimento de ambientes comunicativos, abertos e democráticos, em espaços educativos formais e informais, introduzir uma forma dialígica para possibilitar uma troca de idéias sobre a forma de melhor aproveitar a informação e comunicação presente em todos os ambitos da vida humana.
Quando ligamos a televisão, o rádio, conectamos a internet...estamos consumindo você já pensou nisso???
Consumo Consciente
Consumo é o ato de adquirir e usar bens de consumo, alimentos e recursos naturais, conssumo consciente é fazer tudo isso  de forma a não exceder as necessidades, não exagerar, “necessário somente o necessário, o extraordinário é de mais...) . Além de ser uma questão de cidadania, as atitudes de consumo consciente ajudam a preservar o meio ambiente e o nosso bolso. 
Algumas dicas  de práticas visando o consumo consciente:
 - Comprar roupas, alimentos e outras mercadorias na medida certa para o consumo individual ou da família, visando evitar ao máximo o desperdício;
- Gastar água e energia somente o necessário, evitando ao máximo o desperdício;
- Optar pelo uso de combustíveis verdes (biocombustíveis), evitando os combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc.);
- Reutilizar produtos e bens naturais sempre que possível;
- Adquirir eletrodomésticos (geladeiras, microondas, etc) que funcionem com baixo consumo de energia elétrica;
- Promover a separação e reciclagem do lixo;
- Usar sistemas que evitem o desperdício de água e energia nas residências;
- Utilizar crédito (financiamento, cartão de crédito, crediário) com muita responsabilidade e sempre fazendo as contas para verificar se as compras não vão comprometer o orçamento;
- Valorizar e adquirir produtos de empresas que demonstram preocupações sociais e ambientais;
- Adquirir produtos somente com emissão de  nota fiscal;
- Cobrar das empresas, através de sugestões construtivas, a melhoria de produtos e serviços, visando a redução do impacto ambiental;
- Divulgar e participar, sempre que possível, de campanhas que visem a prática do consumo consciente;
- Utilizar sacolas retornáveis para transportar os produtos adquiridos em supermercados;
- Valorizar o consumo de produtos orgânicos (produzido sem agrotóxico) que, além de serem benéficos à saúde, a produção envolve práticas de respeito ao meio ambiente.
- Evitar ser envolvidos em campanhas publicitárias em qualquer tipo de midia;
- Saber porque os programas televisivos são da forma que são;
- Ter um olhar critico à qualquer produto midiático.
Se você conseguir fazer isso está colaborando muito com o planeta e com a oreservação de sua esécie..que afinal somos parte do ambiente.

Um comentário:

Brasil Desnudo disse...

Olá Elizabeth!

Bela matéria a sua, aliás, excelente!
Tivemos um exemplo claro, tanto em SP como Rio de Janeiro, com as chuvas de verão.
Mas nossos Governates parecem não estar preocupado com os fatores ambientais, mas sim, em desvio de verbas e a Corrupção Política maltida que assola esse país.
Mas ainda temos aki esse paço, onde podemos lutar, brigar, fazer barulho para tornar nosso meio ambiente melhor para nossos jovens..

Meus parabéns pelo blog e pela bela matéria


Marcio RJ