ìndice

segunda-feira, 5 de abril de 2010

DOENÇA DE PAGET - UM TIPO DE CÂNCER


Doença de Paget da mama é uma forma muito rara de cancro. Caracteriza-se por alterações cutâneas que lembram eczema ao redor do mamilo e mama . As características macroscópicas notáveis dessa lesão comprometem a pele do mamilo e da aréola, freqüentemente fissurada, ulcerada e com exsudação. Ocorrem hiperemia inflamatória adjacente e edema e, algumas vezes, ulceração total do mamilo. Também pode ocorrer nas áreas cutâneas dos genitais e recto . Quando se espalha a essas áreas do corpo, a doença de Paget da mama é denominada doença de Paget extra-mamária. A doença de Paget da mama frequentemente indica existência de outro cancro a nível interno. Pode ocorrer tanto nos homens, como nas mulheres. A doença de Paget da mama não é a doença de Paget dos ossos.

Como esta doença geralmente produz pouco desconforto, a mulher pode ignorá-la por um ano ou mais antes de procurar um médico.

Quais os sintomas?
Um dos maiores problemas com a doença de Paget do mamilo é que os sintomas parecem inofensivos. Pensa-se frequentemente que é uma inflamação ou infecção na pele, levando a indesejáveis adiamentos na detenção e tratamento.
Os sintomas incluem:
a) Uma persistente vermelhidão e crostas no mamilo levando a coçar e provocar lesões.
b) Uma dor no mamilo que não diminui.
c) Geralmente só um mamilo é afectado.

Como é diagnosticado?
O médico fará um exame físico, e pedirá mamografia bilateral imediatamente. Apesar de a vermelhidão, inchaço e crosta parecerem dermatite (inflamação da pele), o médico deve suspeitar de ser cancro se a lesão for em apenas uma mama. O médico deverá igualmente pedir uma biopsia para confirmar o que está a acontecer. Será tirada uma amostra do tecido mamário naquela área para testar um cancro. Se o cancro for só no mamilo e não na mama, o médico pode recomendar retirar só o mamilo e o tecido que o rodeia, ou sugerir radioterapia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Elizabeth.

Visito páginas que observo serem representativas, em diversos segmentos. Postamos fotos diversas e textos simples, dedicadas à causa ambiental/humanística. Sou professor, com formação em Ciências Biológicas e Química.
Junte-se ao VERDE VIDA ou visite e opine, se puder.

Felicidades em sua jornada!