ìndice

segunda-feira, 5 de julho de 2010

**O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ ACABA DE BEBER UMA LATA DE REFRIGERANTE* *

Quando você acaba de beber um refrigerante ( Prof. Dr. Carlos Alexandre Fett /Faculdade de Educação Física da UFMT)
Laboratório de Aptidão Física e Metabolismo - 3615 8836

Primeiros 10 minutos:
10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente..
Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.

20 minutos:
O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina.
O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura (É muito para
este momento em particular).

40 minutos:
A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras..

45 minutos:
O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como com a heroína..)

50 minutos:
O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o
metabolismo.
As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina,
ou seja, está urinando seus ossos, uma das causas das OSTEOPOROSE.

60 minutos:
As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina.
Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam. .
Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar. Ficará irritadiço.
Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para
fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo.

Pense nisso antes de beber refrigerantes.
Se não puder evitá-los, modere sua ingestão!
Prefira sucos naturais.
Seu corpo agradece!*

Refrigerantes aceleram processo de envelhecimento

Segundo pesquisadores, os altos níveis de fosfato presentes nos refrigerantes contribuem para o avanço dos sinais de envelhecimento

Já é de conhecimento público que os especialistas classificam os refrigerantes como inimigos da saúde, pois carregam boas doses de açúcar e sódio, que favorecem o ganho de peso e retém líquido.

Agora, a ciência aponta mais um motivo para bebê-los com moderação. Uma pesquisa da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, apresenta os altos níveis de fosfato encontrados na bebida como um dos fatores de aceleramento do envelhecimento precoce.

Segundo os pesquisadores, elevados níveis de fosfato podem acelerar os sinais de envelhecimento, aumentando a prevalência de doenças relacionadas com a idade, como doença renal crônica e calcificação cardiovascular, além de induzir à atrofia muscular e da pele.

Para chegar a tal conclusão, os pesquisadores analisaram os efeitos do nutriente em 200 voluntários e os resultados foram surpreendentes: dos 200 voluntários avaliados durante seis semanas de pesquisa, 90 apresentaram sinais de envelhecimento celular após consumir dois copos de refrigerante por dia.

Sessenta tiveram sintomas de doença renal, e apenas 50 não sofreram nenhuma alteração com a ingestão da bebida. De acordo com os pesquisadores, quando o fosfato entra no organismo, reage com as substancias responsáveis pelo metabolismo celular acelerando o processo de envelhecimento.

O fosfato é encontrado naturalmente em alguns grãos, leite, gema do ovo, mas é adicionado em quantidades maiores em refrigerantes, chocolates, pirulitos, balas, doces industrializados, sorvetes, ketchup, maionese e pratos prontos, incluindo os congelados.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Consumo consciente...além da mercadoria embalável



Educomunicação
As relações entre a comunicação e a educação vem sendo chamadas de Educomunicação . Os educomunicadores preocupados com a educação e com a comunicação, os meios de comunicação e informação estão mais presentes do que nunca , criando verdades, fomentando subjetividades, criando  valores, produzindo  reproduzindo discursos e fantasias.
A  formação das pessoas, cada vez menos é tarefa exclusiva da família e da escola, tampouco de pais e professores. Os meio de comunicação em especial, a internete, o rádio e a televisão, influenciam muito na maneira que as pessoas se comportam.
A relação entre a Educação e comunicação /informação  não é tão óbvia e extrapola a concepção de ”educar para a mídia e do pensar a mídia como um espaço educativo, de formação”, o professor Ismar de Oliveira Soares, coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP afirma  que: “Um conceito nasce quando vários indivíduos, organizações, grupos se vêm trabalhando sob um mesmo viés, enxergam nesse trabalho uma nova epistemologia e cunham um novo conceito. É assim com a educomunicação”.
Educomunicar seriauma forma de ação para a criação e o fortalecimento de ambientes comunicativos, abertos e democráticos, em espaços educativos formais e informais, introduzir uma forma dialígica para possibilitar uma troca de idéias sobre a forma de melhor aproveitar a informação e comunicação presente em todos os ambitos da vida humana.
Quando ligamos a televisão, o rádio, conectamos a internet...estamos consumindo você já pensou nisso???
Consumo Consciente
Consumo é o ato de adquirir e usar bens de consumo, alimentos e recursos naturais, conssumo consciente é fazer tudo isso  de forma a não exceder as necessidades, não exagerar, “necessário somente o necessário, o extraordinário é de mais...) . Além de ser uma questão de cidadania, as atitudes de consumo consciente ajudam a preservar o meio ambiente e o nosso bolso. 
Algumas dicas  de práticas visando o consumo consciente:
 - Comprar roupas, alimentos e outras mercadorias na medida certa para o consumo individual ou da família, visando evitar ao máximo o desperdício;
- Gastar água e energia somente o necessário, evitando ao máximo o desperdício;
- Optar pelo uso de combustíveis verdes (biocombustíveis), evitando os combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc.);
- Reutilizar produtos e bens naturais sempre que possível;
- Adquirir eletrodomésticos (geladeiras, microondas, etc) que funcionem com baixo consumo de energia elétrica;
- Promover a separação e reciclagem do lixo;
- Usar sistemas que evitem o desperdício de água e energia nas residências;
- Utilizar crédito (financiamento, cartão de crédito, crediário) com muita responsabilidade e sempre fazendo as contas para verificar se as compras não vão comprometer o orçamento;
- Valorizar e adquirir produtos de empresas que demonstram preocupações sociais e ambientais;
- Adquirir produtos somente com emissão de  nota fiscal;
- Cobrar das empresas, através de sugestões construtivas, a melhoria de produtos e serviços, visando a redução do impacto ambiental;
- Divulgar e participar, sempre que possível, de campanhas que visem a prática do consumo consciente;
- Utilizar sacolas retornáveis para transportar os produtos adquiridos em supermercados;
- Valorizar o consumo de produtos orgânicos (produzido sem agrotóxico) que, além de serem benéficos à saúde, a produção envolve práticas de respeito ao meio ambiente.
- Evitar ser envolvidos em campanhas publicitárias em qualquer tipo de midia;
- Saber porque os programas televisivos são da forma que são;
- Ter um olhar critico à qualquer produto midiático.
Se você conseguir fazer isso está colaborando muito com o planeta e com a oreservação de sua esécie..que afinal somos parte do ambiente.