Palestra Relações Interpessoais e Competência Social

Relações Interpessoais e Competência Social
Em
situações de trabalho ou pessoal compartilhadas por duas ou mais pessoas, há atividades a
serem executadas, bem como interações e sentimentos expressados
que podem ser positivos: comunicação, cooperação, respeito, amizade, ou
negativos agressividade, passividade, desrespeito, etc. Portanto as relações
humanas se dão em decorrência do processo
de interação.
Competência
interpessoal é habilidade de lidar eficazmente com outras pessoas de forma
adequada às necessidades de cada uma e à exigência da situação: auto percepção
e autoconhecimento; flexibilidade perceptiva; flexibilidade comportamental e
feedback.
O mercado
de trabalho busca sujeitos com bom capital humano e ótimo capital social para a
liderança, esse é quem faz a diferença, lança as pessoas à ação, converte
colaboradores em agentes de mudanças, possibilita um clima organizacional
satisfatório e que transforma a organização em uma equipe.
Neste sentido, para trabalhar bem e conseguir
bons resultados, as pessoas precisam desenvolver não apenas competência
técnica, de inteligência ou buscar alta qualificação, mas também de competência
interpessoal.