ìndice

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Ansiedade engorda, ou o que você come???




Se você deseja saber se a ansiedade engorda, saiba que o que engorda é o que você come , existem vários estudos científicos que comprovaram que pessoas que sofrem com ansiedade tendem a acumular mais gordura na região abdominal, por outro lado essas pessoas comem mais que as outras e comem coisas calóricas.

Existem várias formas de controlar a ansiedade e minimizar os problemas causados por ela


A ansiedade engorda por dois motivos principais:
• O primeiro, é porque quando a pessoa fica ansiosa, seu organismo começa a liberar mais adrenalina e cortisol. O aumento da quantidade desses dois hormônios favorece o acúmulo de gordura no corpo, em especial na região da barriga. Além disso, ocorre também uma diminuição do volume dos músculos, o que faz a pessoa parecer ainda mais gorda.
Por outro lado a pessoa não fica ansiosa 24 horas por dia, pode fazer exercícios físicos para compensar a perda de massa muscular, pode comer alimentos sem calorias ( ex. pepino, cenouras, etc.)


• O outro motivo, é que a ansiedade favorece a compulsão alimentar. Se pessoas tiver alguma predisposição pra tal comportamento, quando a pessoa fica muito ansiosa, as áreas do cérebro responsáveis pelo apetite são estimuladas, o que leva a pessoa a sentir muita vontade de comer alimentos ricos em açúcar ou em gorduras. Isso acontece com o objetivo de obter prazer de forma rápida, mesmo que esse prazer seja como de um usuário de drogas, uso e quero mais sempre mais.

Se a pessoa obedecer ao impulso, e comer esses alimentos calóricos, sentirá um prazer momentâneo, no entanto, logo essa sensação de prazer dará lugar a um sentimento de culpa, o que provocará ainda mais ansiedade, e sentimentos como fracasso, menos valia e tristeza. Também podendo gerar o pensamento “já que comi, vou aproveitar e amanhã eu começo a fazer a dieta correta” e assim vai dia após dia.

O perigo está em gerar um círculo vicioso que funciona da seguinte forma:























Infográfico publicado no G1, vale a pena ler.