ìndice

domingo, 13 de abril de 2014

BANDA GÁSTRICA AJUSTÁVEL


O que é a Banda Gástrica Ajustável ?
A Banda Gástrica é uma prótese de silicone que é colocada ao redor da parte alta do estômago (como uma cinta ao redor da cintura).

Divide o estômago em dois compartimentos semelhante a uma ampulheta. Forma-se um pequeno reservatório acima da banda que restringirá o volume de alimento a ser ingerido, causando uma saciedade mais precoce.

A banda poderá ser apertada ou afrouxada limitando-se assim a quantidade de alimento a se ingerir de acordo com o peso. Com a restrição o paciente é forçado a mastigar bem o alimento e a comer lentamente ingerindo pequenas quantidades a cada vez.



É um procedimento realizado por Videolaparoscopia (câmera) quase não oferece riscos, é reversível e apresenta um índice de complicações reduzidas. A permanência hospitalar é de 24 horas e a cirurgia realizada por Video faz com que a dor seja mínima e o paciente esteja apto a qualquer atividade em 1 semana.

Fonte: cirurgião e obesidade

BAYPASS GÁSTRICA

O que é a Cirurgia do Bypass Gastrico, Grampeamento Gástrico ou Gastroplastia Redutora ?
Também conhecida como cirurgia de Fobi-Capella, é um processo cirúrgico que reduz drasticamente o tamanho e volume do estômago, dim
Com a cirurgia restritiva, o volume diário ingerido passa a ser em torno de 20% do volume pré-operatório, levando a uma grande diminuição do aporte calórico diário e a conseqüente perda de peso.inuindo consequentemente a ingestão de alimentos.
A técnica evoluiu bastante e hoje os cirurgiões já não utilizam mais o anel de silicone no novo estômago que antigamente era utilizado e que provocava vômitos frequentes, dificuldade de adaptação a cirurgia e reoperações para sua retirada.
Com o uso de um grampeador cirúrgico o estômago é dividido em dois segmentos: Uma de porção menor que servirá de "novo estômago" e outra maior que será excluída da passagem dos alimentos. Além da criação deste novo e pequeno reservatório gástrico, realiza-se um desvio da parte intestinal para que nem todo o alimento ingerido seja absorvido.





Esta técnica de derivação gástrica (Bypass Gástrico) é a mais realizada atualmente em todo o mundo. No Brasil difundiu-se a técnica de Capella, um cirurgião colombiano radicado nos EUA que acrescentou a colocação de um anel contensor no reservatório gástrico.Após termos realizado Cursos e Treinamentos no Exterior e tendo submetido vários pacientes a este procedimento por Videolaparoscopia, podemos dizer que se trata de uma técnica bastante segura e com ótimos resultados, inclusive sendo a base atual da cirurgia de diabetes.



Conhecida como cirurgia a laser ou cirurgia dos furinhos, a cirurgia por videolaparoscopia é realizada com uma câmera de televisão e instrumentos que são colocados no abdome através de pequenos cortes (furinhos) de 1,0 cm cada. Por ser menos invasivo causa menos dor nos pós operatório e uma rápida recuperação e retorno ao trabalho sem contar ainda a vantagem estética  pois substitui a necessidade de uma longa incisão ou corte para abrir a cavidade abdominal (como é feita na cirurgia convencional ou aberta).

Fonte: cirurgião e obesidade

sábado, 12 de abril de 2014

AUTO GERENCIAMENTO DO MEDO




Medo de ter medo, medo de ficar doente, medo de morrer, medo de  não ser capaz de realizar uma tarefa, medo de sair de casa, medo de começar um trabalho e não conseguir terminar, medo de viver, medo na forma de desesperança em obter alguma satisfação com os seus comportamentos.


O sentido de auto gerenciamento  está longe de ser uma proposta de controle, mas em saber dialogar com pensamentos (cognitivo) e com os sintomas (autonômicos)  que nos movem, de modo a desenvolver uma capacidade de reconhecer e influenciar estes processos. 


É hora de quebrar o ciclo do medo, comece usando o agróstico do medo e vai iniciar a mudança!!!