ìndice

terça-feira, 7 de junho de 2011

domingo, 5 de junho de 2011

CONVITE OFICINA RE-EMBALANDO





Entre os dias 6 e 10 de junho será  realizada a Semana de Sustentabilidade, em comemoração ao dia do meio ambiente.
Organizada  pelo grupo de humanização dos colaboradores do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas.
Estarei contribuindo  com a oficina na segunda feira dia 06 às 9:30.

 

RESPEITO AO MEIO AMBIENTE

No término de uma palestra sobre resíduo sólido, que ministrei em uma instiruição para adolescentes,  um rapaz me chama para conversar e diz:
-Estive pensando porque não jogamos o lixo fora do planeta, assim como fica partes das naves espaciais, seria uma solução bem rápida para esse problema.
Eu repondi que com isso não estaríamos resolvendo um problema e sim procastinado uma solução, ou criando um problema novo.
         Esta pequena conversa me fez refletir sobre inúmeras coisas, e chegar a algumas conclusões que busco compartilhar abaixo.
Respeitar o meio ambiente é muito mais que não jogar lixo no chão, que plantar uma árvore, que não comer carne, que separar o lixo....
Respeito ao meio ambiente nós mostramos em todas as  nossas atitudes cotidianas, atentando ao comportamento antropogênico e antropocentrico,  lembrando que  não existe uma maneira de viver em um local sem que esse seja transformado. Entramos em um processo autônomo-simbiótico com o ambiente  quando nascemos,  trocamos o cordão umbilical pela respiração, daí estabelecemos a nossa ligação com o meio, e passamos a transformá-lo.  A forma que se dará essa transformação é de nossa responsabilidade e será a medida da nossa preocupação com o futuro da espécie humana.
Onde entra o nosso antropocentrismo? O homem no centro do universo, no centro das relações? O homem destruindo as possibilidade de vida do homem em seu habitat, isso me parece contraditório, e para você?
Respeitar o meio ambiente é respeitar desde a menor composição do universo a ele em sua totalidade, respeitar  o seu corpo, o seu semelhante, o diferente.
Respeitar o ambiente é ter um comportamento livre de preconceitos, preceitos, discriminação é realmente plantar uma semente, a semente da sustentabilidade de vida.  Sustentar é ser uma escora, ser um pilar, portanto ter uma vida sustentável é ter comportamentos que sirvam de suporte para melhor a nossa qualidade de  vida  e a qualidade de vida no meio ambiente,  que para mim é o Universo.
A terra é a nossa  casa, o universo não é o tapete... O Universo é o quintal de nossa casa, a Terra.
Respeito ao meio ambiente é repeito ao Universo, é respeitar VOCÊ que faz parte do meio ambiente.


foto: http://domescobar.blogspot.com/2011_04_01_archive.html / acesso 05/06/2011

sábado, 4 de junho de 2011

AÇÃO MUDA MAIS - TRILHA PLENA DOS SENTIDOS

 

A Ação foi realizada hoje, várias pessoas percorreram a trilha plena  dos sentidos, muitos ajudaram a recolher o lixo da Praça Floriano Peixoto (Santo Amaro) tivemos a presença dos escoteiros do grupo Cruz Azul, das alunos do curso do projeto "Mulher:liderança Comunitária", de funcionários da Subprefeitura de Santo Amaro, de muitos populares e eu que fui prestigiar e fotografar o trabalho,  organizado pela Adriana a docente do curso e também coordenadora da ONG ProTerra em são Paulo.