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quinta-feira, 14 de outubro de 2010

MMA propõe que população use sacola retornável no Dia do Consumidor Consciente

Neste 15 de outubro, para comemorar o Dia do Consumidor Consciente, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) lança uma campanha em forma de pergunta aos consumidores: "Onde está a sua ecobag?". O objetivo é estimular o consumidor a levar a sua própria sacola retornável para as compras e evitar as sacolas plásticas, que causam muitos prejuízos ao meio ambiente -entopem bueiros, causam enchentes, poluem os mares e matam tartarugas, que as comem, confundindo-as com alimentos marinhos.
Um dos lemas da campanha é: "Para ser consumidor consciente não basta ter sua linda sacola retornável de enfeite em casa, é preciso usá-la!" Em 2009, o desafio de "Um dia sem sacolas plásticas" foi aceito, lembra o MMA. Muitos cidadãos apoiaram a iniciativa e compararam ecobags e, em um ano de campanha Saco é um Saco, fortalecida pela parceria com grandes redes de supermercados e empresas, foi possível evitar o consumo de cerca de 1 bilhão de sacolas plásticas.
Segundo o ministério, a consciência sobre os impactos das sacolinhas no meio ambiente cresceu, como também as vendas de ecobags. Seja como item de venda, acessório fashion ou reflexo da preocupação ambiental, as sacolas retornáveis se alastraram pelo Brasil. Agora, neste Dia do Consumidor Consciente, o MMA quer perguntar a quem comprou as sacolas retornáveis: onde estão elas? Estão sendo utilizadas? Se tantas ecobags foram vendidas, por não se vê mais consumidores utilizando-as no dia-a-dia?
Os técnicos da pasta dizem que, depois de conscientizar a população, é preciso mudar velhos hábitos na prática. Por isso, os consumidores estão sendo convocados a tirarem suas ecobags do armário de casa ou do porta-malas do carro, para transportarem tudo o que consumirem, sejam as compras de supermercado, de roupas, de livros, de eletrônicos ou de brinquedos.
No Brasil , estima-se que 1,712 milhão de sacolas plásticas são consumidas a cada hora, ou seja, 41 milhões em 24 horas, 1,25 bilhões por mês e 15 bilhões por ano.
Incentivo do setor privado
Neste ano, grandes empresas também toparam o desafio e estão apoiando a campanha. A Unilever doou mil sacolas retornáveis, que serão distribuídas pelo Homem-Ecobag no dia 15 de outubro, no estande do MMA, montado na 29ª Feira do Livro de Brasília, que acontece no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.
Quem passear pela feira também ganha fitinhas do estilo Senhor do Bomfim, doadas pelo Carrefour, com mensagens personalizadas para lembrar o brasileiro a levar sua ecobag quando for às compras. Ao todo, serão distribuídas duas mil fitinhas na Feira do Livro. Outras duas mil fitinhas doadas pela rede de supermercados serão distribuídas pela Secretaria do Ambiente do Rio de Janeiro para as pessoas que passarem pela Cinelândia ou pela Praça XV, no centro do Rio.
Ainda no dia 15, o Carrefour distribuirá mais 2 mil fitinhas em São Paulo, na loja de Pinheiros, e promoverá o Dia da Sacola Cheia, para divulgar o Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis do MMA e apresentar os resultados alcançados nas lojas de Piracicaba e Jundiaí, ambas no interior de São Paulo, onde as sacolas plásticas foram banidas. No mesmo dia, o Carrefour lança na web o vídeo "Onde está sua ecobag?". A ideia é ampliar a divulgação da campanha e contagiar os internautas para que o vídeo se torne uma verdadeira febre online.
Durante todo o dia 15, as operadoras de celular, TIM e Vivo, vão enviar mensagens sobre consumo consciente aos seus mais de 40 mil e 66 mil seguidores do Twitter. Já a livraria Saraiva vai distribuir 150 mil marcadores de páginas do Dia do Consumidor Consciente nas lojas da rede, que ainda terão banners instalados com a identidade visual da campanha Saco é um Saco.
Curtas de animação
O MMA e o Ministério da Cultura lançam a segunda edição do concurso de curtas de animação, o 2 CineAmbiente, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, às 16h. Na oportunidade, serão exibidos em primeira mo os curtas premiados no 1ºCineAmbiente, promovido em 2009.
Para o 2º CineAmbiente serão selecionados dez projetos e cada um receber R$ 20 mil para produções de 1 minuto sobre o tema Consumo Sustentável e Biodiversidade. A principal janela de exibição dos curtas será o circuito Tela Verde do MMA e das TVs públicas. As inscrições ficam abertas até 20 de novembro.

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