ìndice

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Sindrome do pânico e o estress do ambiente

Distúrbio do pânico é um problema sério de saúde. Atualmente 2 a 4% da população mundial sofre deste mal. Este distúrbio é nitidamente diferente de outros tipos de ansiedade, caracterizando-se por crises súbitas, sem fatores desencadeantes aparentes e, freqüentemente, incapacitantes. 
A partir da primeira crise sindrome do panico é comum o medo e a ansiedade antecipatória de ter outra parecida. A pessoa passa a ter medo de sentir medo e começa a restringir alguns locais ou situações que possam colocá-lo novamente em pânico, é o que chamamos de fobia. Além desta ansiedade e de várias fobias, o portador também se preocupa em evitar lugares cheios demais, ou muito fechados que não dá para fugir se precisar de ajuda imediata, agorafobia.
Muitas vezes o portador de pânico pode ser visto como uma pessoa medrosa, fraca e às vezes as pessoas não têm muita paciência, principalmente se já foram feitos vários exames e nada foi detectado.

Quais os sintomas de uma crise de pânico?
Como se descreve acima, os sintomas de uma crise de pânico aparecem subitamente, sem nenhuma causa aparente. Eles podem incluir:
•   Palpitações (o coração “dispara”)
•   Dores no peito
•   Tontura, atordoamento, náusea.
•   Dificuldade para respirar
•   Sensação de “formigamento” ou de fraqueza nas mãos
•   Calafrios ou ondas de calor
•   Sensação de “estar sonhando” ou distorções de percepção da realidade
•   Terror - sensação de que algo inimaginavelmente horrível está prestes a acontecer e de que se está impotente para evitar tal acontecimento
•   Medo de perder o controle e fazer algo embaraçoso
•   Medo de morrer 

CAUSAS DA SÍNDROME DO PÂNICO
O estresse é um dos principais causadores da sindrome do panico, sendo responsavel por 80% dos crises de panico. As drogas representam outro enorme fator de risco. Desde os “energéticos”, na realidade estimulantes do sistema nervoso, até, evidentemente, as drogas ilícitas.
- Abuso de medicamentos, doenças físicas, drogas ou álcool.
- Reação a um stress ou situação difícil.
- Predisposição genética

TRATAMENTO DA SÍNDROME DO PÂNICO
Sem tratamento adequado, a sindrome do panico é altamente incapacitante. No tratamento da sindrome do panico, são utilizados medicamentos para a crise de pânico, habitualmente antidepressivos, acompanhado de Psicoterapia Comportamental e Cognitiva. Para as seqüelas da sindrome do panico, nos medos decorrentes, a medicação não atua. O tratamento de escolha da sindrome do panico é a psicoterapia comportamental e cognitiva. O mesmo se aplica ao trabalho necessário para reconduzir o paciente à sua vida normal.

AMBIENTE 

Torne seu ambiente menos estressante, começando pelo seu ambiente interno, faça alguma coisa que te dê muito prazer, busque um trabalho que você aprecie e que seja valorizado por ele, viva e conviva com pessoas que você ame.
Pense coisas positivas, encontre soluções dentro dos seus problemas diários, não encare os seus problemas como uma tragédia, eles podem ser o caminho de uma mudança..para melhor. 
SEJA FELIZ!!!! ESSE É O CAMINHO.....