ìndice

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Grupo Atitude Ambiental do Jd. São Francisco




O Grupo Atitude Ambiental do Jd. São Francisco irá participar do Evento em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente


DIA DO MEIO AMBIENTE NO CEFOPEA

10:00 – Abertura: Apresentação de Tambores do Bloco Ilú Obá.de Min

10:30 –     Visita monitorada a projetos ambientais (viveiro, horta, minhocário, pomar) seguida da palestra “A relação   do morador de São Paulo com os Seres Vivos” – Débora Marcondes (UmaPaz).

11:15 – Teatro Ambiental: A cidade e o lixo – Espetáculo do Ponto de Cultura Cohabitarte.

11:40 –    Oficina de brinquedo com sucata - Artesão Antônio Alexandre Pato, auxiliado por crianças da comunidade  Belém.

–   Oficina de encadernação com reciclagem de materiais: Educadora Paula Renata Galvão.

–   Oficina de arte: A Pulseira Falante – Artista Plástica Cláudia Soares Cassiano.
           
12:00 -     Cine-fotografia – narrativas visuais contam o crescimento das plantas: Apresentação do Ponto Cultural  OCAS.

14:00 –     Contação de histórias: Lições da cultura indígena para o equilíbrio ambiental. Performance do artista Fábio Lisboa.

14:40 – Oficina de arte: A Pulseira Falante – Artista Plástica Cláudia Soares Cassiano.

-   Oficina de encadernação com reciclagem de materiais - Educadora Paula Renata Galvão.

15:00 – Cross Ambiental: gincana educativa traz as principais questões ambientais para ensinar e testar os conhecimentos de adolescentes de 11 a 14 anos de idade.

16:00 – Encerramento: Dança circular homenageando a mãe Terra.

Atividades permanentes - Manhã e Tarde.

Demonstrações de tecnologias sustentáveis:

- Aquecedor solar feito com material reciclado - Sociedade do Sol.
- Tijolo Ecológico – Associação Reciclázaro e Cáritas Brasileira.
- Jardim Vertical – Associação Reciclázaro.

Exposições:

- Luminárias produzidas do bagaço da cana: Arte e Luz da Rua.
- Artigos elaborados com materiais recicláveis em projetos de inclusão social: Associação Reciclázaro – Núcleo de Serviços São Lázaro.
- Produtos das oficinas realizadas no CEFOPEA e Ponto de Cultura ArteVida Reciclada.
- Reciclagem de plástico: Instituto Socioambiental dos Plásticos – Plastivida.

CEFOPEA : Rua Ariston Azevedo, 10 - Belem

ONDE DESCARTAR OS E-LIXO

Com o projeto “e-lixo maps”, uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e o Instituto Sergio Motta, o acesso das pessoas aos locais que coletam e/ou reciclam o “e-lixo” fica muito mais fácil. No site, inserindo o CEP e o tipo de “e-lixo” que você precisa descartar, é possível encontrar todos os locais mais próximos de sua casa que recebem e reciclam esse tipo de resíduo eletrônico.
A idéia para o projeto surgiu após a realização, por parte da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, da campanha “Mutirão do Lixo Eletrônico – Recicle. Não descarte essa idéia”. A ação, que aconteceu no dia 30 de outubro de 2008, teve como objetivo arrecadar pilhas, baterias, celulares e carregadores em mais de 100 pontos de coleta espalhados pela Capital e em 372 municípios. A participação da população no mutirão superou as expectativas, mais de 50 toneladas foram arrecadadas, mostrando que muitas pessoas não possuíam um lugar adequado para levar esse tipo de lixo. Com o “e-lixo maps” ficará mais fácil para a população encontrar uma destinação correta e ecológica para seu lixo eletrônico.
“E-lixo maps” associa a plataforma do Google Maps com um Banco de Dados dos postos de coleta de “e-lixo” em São Paulo. Dessa forma, a informação fica disponível e pode ser visualizada de forma mais funcional e lúdica. O Banco de Dados do projeto contem um conjunto inicial de postos de coleta e contará com o cadastramento contínuo de novos estabelecimentos. Caso o seu estabelecimento não esteja participando, cadastre-se aqui.
O impacto ambiental de centenas de milhares de computadores, baterias de celulares, incontáveis milhões de CDs e DVDs que são descartados todos os dias é enorme. Não se pode negar os ganhos que a informatização e as telecomunicações agregaram à sociedade nas últimas décadas, mas também não se pode ignorar a emergência de pensar de forma criativa e crítica sobre o impacto do e-lixo na vida cotidiana do planeta.
Mais informações:


www.e-lixo.org.br

Consumo sustentável

Nesta semana do meio ambiente pesso que  reflitamos acerca da preservação ambiental e de apoio a um desenvolvimento economico justo e sustentável a partir dos nossos hábitos de consumo.
Vejam abaixo então alguns dados que nos causa alarde:
A quantidade de produtos consumidos pela humanidade já é 30% maior do que a capacidade de renovação dos recursos naturais existentes no planeta.
O mundo produz três vezes mais alimentos do que é necessário para todos comermos bem, porém se todos nós tivéssemos o mesmo padrão de consumo dos EUA, precisaríamos de 6 mundos.
A nossa água potável está acabando, e em 2025,  60% dos habitantes da terra vão ficar sem agua potavel. Então, você faz o uso correto de sua água?
Por ano cerca de 90.000 km2 de árvores são cortados no mundo, isso equivale a 4 vezes o Estado de Sergipe. Você se certifica se os produtos que você consome a base de madeira tem selos de garantia de que aquela maderia é oriunda de reflorestamento?
O nosso padrão de consumo também pode ser fomentador de desigualdades economicas e sociais:
De todo o consumo atual, os 20% da população que moram nos países "ricos" representam 86% do total de compras que são feitas no mundo, enquanto os 20% mais "pobres", um minúsculo 1,3%.
Trabalho infantil:
Segundo a Unicef  250 milhões de crianças trabalham,, sendo que a Bahia é o estado no Brasil que apresenta o maior número de crianças trabalhadoras. Das crianças baianas com idades entre 5 e 14 anos, 9,13% trabalham. Só este ano, a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) flagrou 693 casos de exploração da mão-de-obra infantil, dos quais 50% concentravam-se no campo. 
Trabalho escravo:
Segundo o Ministério do Trabalho Estima-se que há 200.000 escravos no Brasil atualmemte.A mancha da violência e do trabalho escravo também coincide com a do desmatamento. Entre os 36 municípios da Amazônia escolhidos pelo governo federal como prioritários para ações de prevenção e controle do desmatamento, 26 estão presentes na lista que reúne localidades onde já foi constatada a exploração de trabalho escravo. Com base nas fiscalizações dos últimos cinco anos revelou que o avanço da derrubada das matas coincidiu com a prática da escravidão contemporânea em 72% dos municípios. Então, você se certifica que os produtos que você consome não exploram mão de obra infantil ou escrava?
Por fim, um dado impressionante: 3% dos(as) brasileiros(as) possuem uma doença chamada Oneomania, mais conhecida como consumo compulsivo.
UTILIZE O SEU CONSUMO COMO UMA AÇÃO PROMOTORA DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO JUSTO.

Pratique o consumo consciente!!!

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Espécies de peixes marinhos que devem ser evitadas e aquelas que estão livres para o consumo


Usando como referência a Lista Nacional do IBAMA e da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza), temos três situações:

1 – Espécies que NÃO PODEM E NÃO DEVEM SER CONSUMIDAS

Entre os peixes comercais famosos, temos: cação-anjo, raia-viola, peixe-serra, surubim, cioba, badejo-tigre e mero.

Obs: 12 espécies de tubarões/raias e 145 espécies de peixes constam no Anexo I do IBAMA como espécies ameaçadas de extinção, com alto risco de desaparecimento na natureza em um futuro próximo.
Obs: Apesar de estar no Anexo II, o mero é a única espécie brasileira protegida e proibida de ser capturada.
Obs: EVITE o famoso filé de viola, pois muitas peixarias comercializam o filé do cação-anjo como se fosse o filé da raia-viola. E ambos estão seriamente ameaçados.

2 – Espécies que DEVERIAM SER EVITADAS

Entre os peixes comercais famosos, temos: atum, badejo, cherne, corvina, enchova, garoupa, merluza, namorado, pargo, pescadinha-foguete, sardinha-verdadeira , tainha e vermelho.

Entre os cações ou tubarões a maioria deveria ser evitada, mas principalmente: cação-mangona e tubarão-martelo.

Obs: Cação e tubarão são dois nomes que designam o mesmo animal.
Obs: Fora as lagostas e camarões, 6 espécies de tubarões e 31 espécies de peixes constam no Anexo II do IBAMA como espécies sobrepescadas (cuja condição de captura é tão elevada que reduz o potencial de desova e as capturas no futuro) ou como espécie ameaçada de sobrepesca.

3 – Espécies LIBERADAS PARA O CONSUMO

Entre os peixes comerciais famosos liberados temos: abrótea, agulha, albacora, batata, baúna, bicuda, bijupirá, bonito, caranha, carapeba, castanha, cavala, cavalinha, cocoroca, congro, congro-rosa, dourado, galo, linguado, manjuba, michole, olhete, olho-de-cão, pampo, peixe-espada, pescada, piranjica, piraúna, robalo, sororoca, tira-vira, trilha, xáreu, xerelete e xixarro.

Tome uma atitude correta em favor da Natureza