ìndice

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Fiz uma capacitação para ser docente em um curso de agente socio ambiental..e falou-se entre outros de Morin, posto uma resenha..bem elucidativa da cegueira que permeia os nossos olhares.

- As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão

É impressionante que a educação que visa a transmitir conhecimentos seja cega ao que é conhecimento humano, seus dispositivos, enfermidades, dificuldades, tendências ao erro e à ilusão e não se preocupe em fazer conhecer o que é conhecer.

De fato, o conhecimento não pode ser considerado uma ferramenta "ready made", que pode ser utilizada sem que sua natureza seja examinada. Da mesma forma, o conhecimento do conhecimento deve aparecer como necessidade primeira, que serviria de preparação para enfrentar os riscos permanentes de erro e de ilusão, que não cessam de parasitar a mente humana. Trata-se de armar cada mente no combate vital rumo à lucidez.

É necessário introduzir e desenvolver na educação estudo das características cerebrais, mentais, culturais dos conhecimentos humanos, de seus processos e modalidades, das disposições tanto psíquicas quanto culturais que o conduzem ao erro ou à ilusão.


O calcanhar de Aquiles do conhecimento

A educação deve mostrar que não há conhecimento que não esteja, em algum grau, ameaçado pelo erro e pela ilusão. O conhecimento não é um espelho das coisas ou do mundo externo. Todas as percepções são, ao mesmo tempo, traduções e reconstruções cerebrais com base em estímulos ou sinais captados pelos sentidos. Resultam, daí, os inúmeros erros de percepção que nos vêm de nosso sentido mais confiável, a visão.

Ao erro da percepção acrescenta-se o erro intelectual

O conhecimento, como palavra, idéia, de teoria, é fruto de uma tradução/construção por meio da linguagem e do pensamento e, por conseguinte, está sujeito ao erro. O conhecimento comporta a interpretação, o que introduz o risco de erro na subjetividade do conhecedor, de sua visão de mundo e de seus princípios de conhecimento.

Daí os numerosos erros de concepção e de idéias que sobrevêm a despeito de nossos controles racionais. A projeção de nossos desejos ou de nossos medos e pás perturbações mentais trazidas por nossas emoções multiplicam os riscos de erro.

O desenvolvimento do conhecimento científico é poderoso meio de detecção de erros e de luta contra as ilusões. Entretanto, os paradigmas que controlam a ciência podem desenvolver ilusões, e nenhuma teoria científica está imune para sempre contra o erro. Além disso, o conhecimento científico não pode tratar sozinho dos problemas epistemológicos, filosóficos e éticos.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Nem agressivo nem passivo...seja Assertivo

  A palavra assertividade significa algo como "ser firme e afirmativo mas não agressivo". Ela pode ser até confundida, a nível de comportamento com a agressividade, mas uma pessoa assertiva não é agressiva de modo algum. Apenas sabe impor-se quando está sendo injustiçada ou sendo lesada em seus direitos.
  A pessoa assertiva sabe dizer "não" quando lhe convém e não "vai com as outras" em tudo que lhe falam ou induzem. Saber dizer "não" é um dos pontos mais importantes para sermos assertivas. Treine isso em casa (dizer "não") todos os dias se for o caso de você ser totalmente manipulada pelos outros. Não aceitar desclassificações de quem quer que seja quanto à nossa pessoa, nossos hábitos e costumes, nosso modo de viver e comportar-se, nossa vida pessoal, nossa sexualidade, nosso modo de usar o tempo e o dinheiro; enfim, a pessoa assertiva não deixa que os outros pensem por ela ou a conduzam a um padrão de conduta que ela não se sente bem, não aceita ou até não suporta. Sabe quando está sendo manipulada e exige que a pessoa manipuladora pare ou caia fora da sua vida. Numa fila de banco por exemplo, ela não se deixa enganar por furadores de filas e põe a boca no trombone.


DIREITOS ASSERTIVOS:

1. Você tem o direito de julgar o seu próprio comportamento, pensamentos e emoções, e assumir a responsabilidade por seu início e conseqüências sobre você mesma.
2. Você tem o direito de não apresentar razões ou desculpas para justificar seu comportamento.
3. Você tem o direito de julgar se é responsável por solucionar problemas de outras pessoas.
4. Você tem o direito de mudar de idéia a hora que quiser.
5. Você tem o direito de cometer erros - e ser responsável por eles.
6. Você tem o direito de dizer: "Não sei."
7. Você tem o direito de ser independente da boa vontade de outros, antes de lidar com eles.
8. Você tem o direito de ser ilógica ao tomar decisões.
9. Você tem o direito de dizer: "Não compreendo."
10. Você tem o direito de dizer: "Não me importo."